SAÚDE CURITIBA

UPA Cajuru já tem data para reabrir aos pacientes após reforma

Unidade em reforma desde agosto reabre com novidades: atendimento odontológico 24h, consultórios fechados e sistema de segurança reforçado.

Fachada da UPA Cajuru durante reformas entre agosto de 2025 e janeiro de 2026
Levy Ferreira/SECOM

Fechada desde agosto de 2025, a UPA Cajuru já tem data oficial para reabrir aos pacientes depois de uma ampla reforma estrutural, segundo a Prefeitura de Curitiba.

UPA Cajuru: quando abre depois da reforma?

A reabertura está confirmada para o dia 29 de janeiro, segundo divulgou o governo municipal nesta semana.

A previsão inicial de 120 dias de obras precisou ser ampliada por atrasos na execução dos serviços pela empresa contratada.

Novidades da UPA Cajuru reformada

A UPA Cajuru retorna com diferenciais que a tornam piloto para adequações futuras em outros serviços de urgência e emergência do município, segundo a Prefeitura.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, a reforma foi oportunidade de aperfeiçoar o que já funcionava bem. “Uma novidade importante será o atendimento odontológico de urgência, que antes não estava disponível no Cajuru”, explica.

Atendimento odontológico 24 horas

O atendimento odontológico será ofertado no período noturno de segunda a sexta e 24 horas nos finais de semana. Este serviço não estava disponível anteriormente na unidade.

A inclusão do serviço odontológico diferencia a UPA Cajuru das demais unidades e amplia as opções de atendimento para a população da região.

Circuito Direcionado de Atendimento com consultórios fechados

Um diferencial inédito no Cajuru são os consultórios do Circuito Direcionado de Atendimento (CDA). O projeto já está implantado em outras três UPAs de Curitiba: Pinheirinho, Fazendinha e Boqueirão.

Esse formato de atendimento é dirigido a casos leves. Depois da triagem inicial, a pessoa aguarda em consultório e o médico vai até ela.

Mais conforto e privacidade

Na UPA Cajuru, os consultórios do CDA são fechados para dar mais conforto e privacidade tanto para os profissionais quanto para a população.

Nas outras três unidades que já utilizam essa estrutura, os pacientes ficam em boxes separados por divisórias. O modelo foi aperfeiçoado na reforma do Cajuru.

Sistema de segurança reforçado

A unidade ganhou sistema de segurança completo com novas portas de escape e câmeras com reconhecimento facial interligadas ao Hipervisor Urbano.

Foi instalado também sistema de aviso de situações críticas, com botão conectado às forças de segurança. A medida visa proteger profissionais e pacientes.

Área de espera separada para crianças

Na área de espera foi instalada divisão física para que crianças aguardem o atendimento em local separado dos demais. A medida melhora o conforto das famílias.

A farmácia ganhou sala própria para entrega de medicamentos. Antes funcionava junto à recepção, o que comprometia a circulação dentro da UPA.

A Secretaria Municipal da Saúde ampliou as salas de triagem, onde o paciente é atendido para classificação de risco. A unidade passou de uma sala disponível anteriormente para três salas.

A ampliação vai agilizar o atendimento inicial e reduzir o tempo de espera para classificação de risco dos pacientes.

Equipe com quase 300 profissionais

A UPA Cajuru vai atuar com equipe de quase 300 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos de saúde bucal e técnicos administrativos.

Com atendimento 24 horas, todos os dias da semana, a equipe trabalha em sistema de escalas de plantão. Em média, são realizados de 13 a 15 mil atendimentos por mês na unidade.

Onde procurar atendimento até a reabertura

Durante o período de reforma, os pacientes da região puderam procurar as demais UPAs de Curitiba. As mais próximas são a UPA Boa Vista e UPA Boqueirão.

O atendimento de urgência esteve disponível em todas as oito unidades da capital. As equipes das unidades de saúde do Cajuru também foram reforçadas para evitar deslocamentos desnecessários.