Homenagem a Sílvio Santos

Cintia Abravanel traz “Caravana do Silvinho” a Curitiba

Projeto artístico, criado pelas filhas de Silvio Santos, homenageia o apresentador e grande ícone da televisão brasileira com 45 esculturas.

cintia-abravanel-caravana-do-silvinho
Antonio Cioni, empresário do Grupo Massa; a diretora da Área Cultural do Grupo Sílvio Santos, Cíntia Abravanel; e Gabriel Massa, Presidente do Grupo Massa.

A diretora da Área Cultural do Grupo Sílvio Santos e primogênita do apresentador, Cintia Abravanel visitou a Rede Massa nesta quinta-feira (17). Cintia veio a Curitiba para anunciar que a cidade receberá a Caravana do Silvinho a partir de setembro.

O projeto reúne 45 esculturas estilizadas do apresentador Silvio Santos que estão sendo pintadas por artistas de todo o Brasil. A iniciativa é uma homenagem inédita ao ícone maior da televisão brasileira e foi idealizada por suas filhas e pelo Grupo Silvio Santos.

Esculturas da Caravana do Silvinho serão expostas na Rua da Música

Em Curitiba, as esculturas da caravana ficarão expostas na Rua da Música, novo espaço cultural que acaba de ser incorporado ao complexo formado pela Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame.

Cíntia Abravanel, que também é artista plástica, fez uma visita técnica ao local durante a tarde e gostou muito do espaço. “É gostoso ver uma cidade que valoriza a cultura. O complexo é um lugar muito especial. Vai ser uma honra ter nossas esculturas espalhadas por lá” – disse ela.

Projeto que homenageia Sílvio Santos tem artistas de todo o país

Mais de 400 artistas se inscreveram para participar da customização das esculturas, mas só 45 foram selecionados. Um deles é o renomado muralista Eduardo Kobra, que também é parceiro do projeto.

Entre os selecionados, há um curitibano: Betuel Lima, responsável por vários painéis espalhados por Curitiba. Ele deve começar a pintura da escultura para a Caravana do Silvinho na semana que vem.

Durante este mês de julho, os artistas estão trabalhando nas esculturas. O trabalho começou no SBT, onde foram feitas as cinco primeiras, e agora os artistas têm trabalhado em dois locais: no Museu da Imaginação e na estação de trens Palmeiras-Barra Funda da CPTM, ambos em São Paulo.

As esculturas são feitas de fibra de vidro, têm 1,60 metro de altura e estão sendo transformadas em verdadeiras obras de arte. O público pode acompanhar este trabalho ao vivo, todos os dias, das 14h às 20h.

LEIA TAMBÉM

Depois de concluídas, as esculturas vão percorrer o Brasil

Depois de prontas, as obras serão exibidas em espaços públicos de grande circulação, como shoppings, museus e centros culturais de São Paulo. A partir de 25 de setembro, a exposição virá para Curitiba, que será a primeira cidade fora de São Paulo a receber a Caravana do Silvinho. Em seguida, as obras vão para as regiões Centro-Oeste e Norte do país.

“As esculturas estarão espalhadas pelas principais cidades brasileiras para que possam ser apreciadas por todos”, explica Cintia Abravanel. “Escolhemos locais de grande circulação para aproximar a arte do público.”

caravana-do-silvinho
caravana-do-silvinho
caravana-do-silvinho

Projeto foi idealizado para haver Interação entre artistas e público desde o início

O projeto Caravana do Silvinho foi idealizado para ser participativo desde o início. “Queremos ampliar a conexão da arte com o cotidiano das pessoas, dando a elas a oportunidade de acompanhar o processo criativo”, afirmou Carol Breit, da Breit Produções, que organiza o projeto ao lado da Abrava Arte Produções.

Quem quiser acompanhar a evolução do projeto no site oficial Caravana do Silvinho e no perfil do Instagram.

O projeto conta com o apoio de marcas como Tele Sena, Liderança Capitalização, Granero Transportes, Acrilex, Edding Brasil, Colorgin e Instituto Kobra.