Cultura e Dança

Curitiba recebe FIH2 2025, maior festival de danças urbanas da América Latina

Com 79 grupos e workshops, FIH2 2025 transforma Curitiba na capital das danças urbanas neste fim de semana.

fih2-2025-maior-festival-dancas
FIH2 2025 reúne grupos de todo o país. Foto - Divulgação

Curitiba sedia neste final de semana a 22ª edição do FIH2 – Festival Internacional de Hip Hop. O evento, considerado o maior festival de danças urbanas da América Latina, começa nesta sexta-feira (4) e segue até domingo (6), no Teatro Positivo.

O festival terá workshops, mostras e o que mais atrai o público: as batalhas e competições. Nesta edição serão 79 grupos de diferentes regiões do país, competindo em cinco categorias infantil, júnior, sênior, avançado e 50+.

Campeã Júnior no ano passado, Engenharia da Dança também está no FIH2 2025

A escola Engenharia da Dança, de Santos, no litoral paulista, participa do festival pela segunda vez. No ano passado, a escola conquistou o título de campeã na categoria júnior e ainda levou um prêmio de R$ 5 mil por ter recebido a terceira nota mais alta do festival.

“Foi uma experiência incrível para nossos bailarinos!” – afirma a diretora e coreógrafa da escola Letícia Gazal. “Temos aulas de diversas modalidades de dança, e ser reconhecido internacionalmente pela qualidade do nosso hip-hop, e técnicas de danças urbanas, foi uma grande conquista, inédita na nossa região”.

Escola compete no FIH2 2025 com coreografia sobre Santos Dumont

Neste ano, a Engenharia da Dança vai competir apenas na categoria sênior. O grupo vai apresentar a coreografia “14 Bis – O Sonho de Voar”, assinada por Leticia Gazal e Fran Manson, que faz uma homenagem ao espírito visionário, a coragem e a inventividade de Santos Dumont, o brasileiro que desafiou os limites da gravidade e escreveu seu nome na história da aviação mundial.

Letícia Gazal, coreografa vencedora de vários prêmios, destaca que este tipo de evento é importante por vários motivos. “Por conta da competição, o grupo se empenha muito mais nas aulas, se motiva a melhorar, e com isso o grupo cresce muito tecnicamente e artisticamente” – explica ela. “Através dos ensaios, os bailarinos aprendem muito sobre resiliência, responsabilidade, disciplina, trabalho em equipe e fé. Aprendem a acreditar em algo maior, e entendem a importância do outro. É um trabalho absolutamente em conjunto, onde um depende do outro, e este senso de equipe é uma escola para a vida adulta.”

Festival terá Workshops e cursos com coreógrafos renomados

Letícia também ressalta que os workshops oferecidos pelo festival colocam os bailarinos em contato com outras técnicas, outros profissionais, outras formas de aprendizado, o que amplia atualiza o conhecimento. “Ao assistirem outras apresentações, eles também melhoram o senso crítico e aprendem com os outros grupos” – lembra a coreografa.

O Festival Internacional de Hip Hop também terá cursos com coreógrafos renomados como Anthony Thomas, dançarino, coreógrafo e mestre internacional, considerado um dos pioneiros na história da dança hiphop;Arielle Macedo, coreógrafa, bailarina e diretora de movimento com mais de 25 anos de experiência; e Gui Negão, dançarino e coreógrafo curitibano que já trabalho com Gloria Groove, Mano Brown e Fernanda Liz.

Reconhecido como o maior da América Latina em danças urbanas, o FIH2 também inclui atrações voltadas ao K-pop. A programação contempla diferentes faixas etárias e estilos, com ingressos a partir de R$ 60 no DiskIngressos.

LEIA TAMBÉM

Edição do FIH2 2025 acontece na Universidade Positivo

Desde o seu início, no ano de 2002, com edições no Teatro Ópera de Arame e posteriormente no Centro de Convenções do Shopping Estação, o festival registrou a passagem de mais de 23.000 bailarinos, com mais de 118.000 espectadores.

Atualmente o FIH2 2025 acontece dentro do campus da Universidade Positivo, uma das mais importantes instituições de Ensino Superior do Brasil. Com 2.400 lugares, o Teatro Positivo – Grande Auditório é o maior do Paraná e um dos mais bem equipados do país.