Shows e Eventos
Projeto oferece oficinas gratuitas de música instrumental brasileira


O projeto Música Itinerante, que tem o objetivo de levar música instrumental brasileira a diversas cidades do Paraná, promove a edição de 2021 de forma inusitada, sendo integralmente online.
Com iniciativa da Bananeira Brass Band, grupo de sopros e percussão que aposta na combinação de ritmos da cultura popular brasileira para criar harmonias plurais, a ação cultural oferecerá aulas online e ao vivo, abordando de forma prática os conceitos de emissão sonora de instrumentos de bandas marciais e fanfarras, como trompete, trombone, saxofone, percussão e tuba/eufônio, trabalhando também os aspectos técnicos e interpretativos.
As aulas são voltadas a qualquer pessoa com idade a partir de 12 anos, com leitura básica de partitura e acesso ao instrumento para estudo. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 7 de setembro pelo formulário.
As oficinas começam no dia 14 de setembro e ocorrerão semanalmente pelo período de cinco meses, com duração de 1 horas cada.
“O objetivo do projeto é o de democratizar o acesso ao entretenimento da comunidade e desmilitarizar o repertório de bandas e fanfarras, além de formação de plateia para a música instrumental”, comenta a coordenadora do projeto, Priscila de Morais.
Oficinas
Ao todo, serão 150 vagas disponibilizadas: 30 vagas por turma/instrumento. Serão 100 horas de atividades. A oficina de Percussão será ministrada por Luís Fernando Diogo e Luís Rolim; a de Saxofone por Hudson Müller; a de Trombone por Lauro Ribeiro; a de Trompete por Audryn Souza e Lucas Ramos; e a Tuba/Eufônio por Bruno Brandalise.
Aulas de prática em grupo também farão parte da programação, ocorrendo uma vez por mês com duas horas de duração, abordando técnicas de arranjo, interpretativas e aspectos da execução no coletivo.
Os professores manterão grupos para a comunicação com os participantes no aplicativo de mensagens instantâneas. Ao final das oficinas, haverá emissão de certificados para os participantes que possuírem, no mínimo, 75% de participação.
Sobre a Bananeira Brass Band
O grupo curitibano é uma fanfarra popular dançante brasileira, formada por sopros e percussão. Desde 2017, aposta na pesquisa de gêneros e ritmos da cultura popular brasileira.