Água para todos!
Ibiporã supera metas e garante água potável para toda a população
AGRO EM ALTA!
Evento realizado em Castro, nos Campos Gerais, é um dos maiores do setor leiteiro nacional e reúne lideranças até o fim da semana.
Começou oficialmente nesta terça-feira (5) a 25ª edição do Agroleite 2025, feira que transforma Castro, nos Campos Gerais do Paraná, na capital latino-americana da tecnologia voltada à cadeia do leite. A abertura aconteceu na Praça Central do Castrolanda Expo Center, com a presença do vice-governador Darci Piana.
“A Agroleite 2025 reúne os maiores produtores de leite do País, nesta região que lidera a produção nacional de lacticínios. Isso é fruto de um trabalho intenso das nossas cooperativas, como a Castrolanda, e dos nossos produtores, que trabalham com muita tecnologia para oferecer os melhores produtos aos consumidores”, afirmou Piana durante a solenidade.
A feira, organizada pela Cooperativa Castrolanda com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Castro, vai até sexta-feira (8) e deve atrair mais de 160 mil pessoas.
Com 350 expositores confirmados — 10% a mais que em 2024 —, a entrada é gratuita e a programação inclui fóruns, painéis, torneios, julgamentos de raças e o tradicional Troféu Agroleite.
Entre os destaques da programação do Agroleite 2025, está o Painel da Mulher Cooperativista, que acontece já nesta terça, às 14h, conduzido pela jornalista Sirlei Benetti. O tema do encontro será “Você nasceu para dar certo”, com foco na valorização do papel feminino no campo.
LEIA TAMBÉM
Na sexta-feira (8), o ex-ministro da Economia Paulo Guedes participa do Fórum da Agricultura, abordando os “Impactos do cenário global e nacional no agronegócio brasileiro”.
Outro ponto alto são os julgamentos oficiais das raças leiteiras. Este ano, o canadense James David Black será responsável pela avaliação da raça Holandesa e o norte-americano Ryan Krohlow julgará os exemplares Jersey. Ao todo, 548 animais foram inscritos por 52 expositores — crescimento de 15% em relação ao ano anterior.
O Torneio Leiteiro, com oito ordenhas distribuídas entre terça e quinta, medirá a produtividade nas categorias vaca jovem e vaca adulta.
Às 16h30 desta quarta-feira (6), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realiza a 25ª edição do projeto Assembleia Itinerante, programa de interiorização do parlamento.
A sessão especial acontece durante a Agroleite e contará com a presença de lideranças do setor agropecuário, empresários e autoridades políticas de todo o Estado.
Quem passar pelo estande da Alep terá acesso a vários serviços gratuitos, como assessoria jurídica da Defensoria Pública do Paraná e atendimento técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
Estão disponíveis serviços como emissão do título de eleitor (para maiores de 15 anos), transferência de domicílio, revisão cadastral e quitação de multas eleitorais.
Na noite de quarta-feira, os olhos do setor estarão voltados para o anúncio dos vencedores do Troféu Agroleite, considerado o “Oscar” da pecuária leiteira brasileira. A premiação reúne 48 finalistas em 16 categorias, como Genética, Saúde Animal, Bem-Estar, Nutrição, Fazenda Referência e Mídia.
Ainda durante o evento, será lançada a pedra fundamental do Centro de Excelência em Leite, empreendimento de R$ 32 milhões que deve começar a operar em 2027. O complexo, com 4,3 mil m² de área construída em um terreno de quatro hectares, oferecerá 500 vagas em cursos técnicos e especializados em bovinocultura e agropecuária.
As cidades de Castro e Carambeí seguem como líderes nacionais na produção de leite, segundo o IBGE, com mais de 800 milhões de litros por ano e um VBP (Valor Bruto da Produção) superior a R$ 1,8 bilhão. Castro, aliás, é reconhecida por lei como a Capital Nacional do Leite.
“Hoje, somos um centro de tecnologia, ciência e conhecimento. Isso tem gerado empregos e impulsionado o crescimento do Paraná”, destacou o secretário de Agricultura, Márcio Nunes.
“Esse protagonismo que o Paraná conquistou vem de uma história construída com muito trabalho. Os imigrantes holandeses chegaram há 70 anos e hoje vemos esse legado transformado em tecnologia e excelência”, afirmou Willem Berend Bouwman, presidente da Castrolanda.
O governador Ratinho Junior (PSD), visita a Agroleite 2025 nesta quinta-feira (7) para anunciar investimentos para a região de Castro.
Além de conversar com os produtores de leite e visitar os estandes da feira, ele também deve anunciar a continuidade das obras na Estrada do Socavão e confirmar os recursos para aquisição de equipamentos de ponta para a construção do futuro Laboratório do Leite.