Segurança hídrica
Novo Reservatório Miringuava reforça Curitiba contra a falta de água
Vai ter que esperar
Mudança busca proteger o ciclo reprodutivo da espécie.
O início do período da colheita do pinhão no Paraná foi adiado para 15 de abril. A decisão foi anunciada pelo Instituto Água e Terra (IAT), nesta sexta-feira (9).
Conforme o IAT, até 2025 a temporada começava em 1º de abril no estado. O adiamento tem como objetivo garantir a extração sustentável da semente, a fim de proteger o ciclo reprodutivo da espécie e conciliar a geração de renda das comunidades produtoras com a conservação ambiental.
LEIA TAMBÉM
Ainda conforme o instituto, a Instrução Normativa que prevê a mudança também reforça a proibição da colheita de pinhas imaturas, quando ainda estão verdes, com casca esbranquiçada e alto teor de umidade. A mudança visa alinhar as práticas econômicas à preservação da araucária, espécie símbolo do Paraná e integrante do bioma Mata Atlântica.
A fiscalização continua sendo feita pelos agentes do IAT e pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). Vale destacar que a cadeia produtiva do pinhão gera incremento econômico na vida de milhares de famílias paranaenses.
Em 2023, a cadeia movimentou R$ 22,4 milhões no estado, de acordo com o Valor Bruto de Produção (VBP), levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). As regiões Central, Sul, Sudoeste concentram o maior volume de produção de pinhão.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ!
NA REDE MASSA SBT!
programa florido
Agro e Inovação