SINAL DE CORAGEM!

Outubro Rosa: autocuidado é força, não egoísmo

Se você ou alguém que ama está enfrentando o câncer de mama neste momento, saiba que cuidar de si é o primeiro passo para vencer.

outubro-rosa-autocuidado
Foto: Reprodução/Freepik

Autocuidado não é egoísmo. Para cuidar de quem amamos, precisamos estar bem primeiro.

Esse foi o ponto de partida da minha conversa com Lucía Peña, presidente do Instituto Internacional de Estimulação Neural, em passagem pelo Brasil, que aceitou meu convite para participar da coluna 5 Minutos com Lilian Miranda com o mote do Outubro Rosa.

Câncer de mama impacta toda a família

Ao falar sobre câncer de mama, Lucía lembra que a doença nunca afeta apenas quem recebe o diagnóstico.

LEIA TAMBÉM

“Quando recebemos uma notícia com essa gravidade, parece que nosso mundo desaba. Vêm a ansiedade, o medo, a angústia, o desespero. É um impacto para a pessoa e para toda a família. É justamente nesse momento que precisamos encontrar uma saída. E uma saída possível é a meditação. Ela nos ajuda a entrar no nosso interior, acalma o cérebro e os neurônios, reduz a ansiedade e o medo. Permite enfrentar a doença de uma maneira diferente, junto com a família, o trabalho e tudo ao redor.”

Meditação como prática de autocuidado

Segundo Lucía, práticas simples como a meditação diária, que você pode fazer baixando o app 5 Minutos, Eu Medito (disponível na App Store e na Play Store), aliadas a técnica terapêutica de estimulação neural, oferecem suporte emocional valioso diante do impacto de um diagnóstico.

“O câncer mexe com toda a família, provoca medo, ansiedade e desgaste emocional. E a meditação é uma ferramenta de autocuidado. Ela ajuda a recuperar o equilíbrio, fortalece a mente e o coração, e oferece um respiro em meio aos desafios. São apenas 5 minutos por dia para já perceber os resultados.”

Ao encerrar nossa conversa, deixo um lembrete importante: se você ou alguém que ama está enfrentando esse momento, cuidar de si é o primeiro passo para vencer. Porque autocuidado é, acima de tudo, coragem.

Se você quer conhecer mais desse meu trabalho voluntário e humanitário siga nossas redes sociais: @eumedito @maosf.brasil.

Até breve!