Colunistas
Será que existem desafios no empreendedorismo feminino?
Cada vez mais as mulheres estão dedicadas a abrirem seus negócios e com isso criam suas próprias oportunidades, o que impacta positivamente na sociedade. Então, a resposta da pergunta do título é: SIM! Existem diversos desafios, mas existe muitos resultados que nos motivam a empreender.
Com dados de que mais de 30 milhões de mulheres são donas do próprio negócio, muitas se sentem confortáveis a começar a ganhar dinheiro com suas ideias. Isso traz, também, o desejo de muitas outras se sentirem fortalecidas para seguirem conquistando espaços na sociedade.
Além das mulheres contribuírem para o crescimento econômico do nosso país, elas ajudam a criar mais empregos e transformar as relações sociais. Os desafios são diários, mas compensa quando vemos os resultados.
Uma dica importante que quero trazer é que, se você mulher começou a empreender por necessidade e encontra diferentes desafios diariamente, entenda que muitos deles podem ser minimizados.
Veja também:
Um exemplo é que na maioria das vezes, as empreendedoras querem fazer tudo sozinhas. Aqui quero sua atenção, você não consegue dar conta de tudo, se quer crescer e se profissionalizar, você precisa buscar ajuda. Uma das formas é criar um planejamento para o seu crescimento.
Muitas se consideram “Eupresa” e não “Empresa”, onde tudo é ela que faz. Você que está lendo até aqui pode se identificar: você cuida do financeiro, você faz os pedidos, você vende, você publica nas redes sociais, mas ainda temos todas as outras funções que você faz fora do seu trabalho. Como crescer assim?
A Advogada Joyce Scoto fala que “a maioria das empreendedoras querem crescer, mas não querem parar e olhar para dentro do seu negócio criando processos e que a maioria não conhece dos seus próprios números”.
Um exemplo citado por ela é que “quando se vai colocar o preço num produto, acaba colocando apenas uma porcentagem por achar que está tendo lucro, quando na verdade o ideal é fazer um cálculo em detalhes para realmente ter o lucro no que está sendo vendido”.
A grande maioria das empreendedoras não colocam na ponta do lápis tudo que acaba sendo investido para o negócio acontecer, muitas vezes pelo desafio da falta de tempo. Aqui vem a atenção, se você quer ter mais faturamento, você precisa estabelecer processos e construir uma empresa sólida para ter cada mais resultados.