Colunistas
Dietas da moda na internet: redes sociais escondem riscos para quem quer perder peso
Se antigamente as pessoas ficavam sabendo das dietas pelas revistas que estampavam chamadas como “seque 7kg em uma semana”, o acesso a esse tipo de conteúdo está muito mais facilitado com as redes sociais. Você certamente já se deparou com alguma dica mirabolante que promete emagrecer em tempo recorde. O que essas mensagens escondem é que seguir qualquer tipo de dieta pode trazer sérios prejuízos à saúde.
De acordo com a nutricionista Natali Vieira, nova colunista do portal Massa News, é comum receber pacientes que usaram a internet para tentar encontrar receitas milagrosas para perder peso. “Eu sempre explico que o resultado pode até vir de primeira, porque a pessoa faz uma restrição alimentar”, pontua, em nova edição do Massa News Entrevista.
O problema é que, embora o resultado possa ser imediato, a longo prazo a prática não é sustentável. “Você não fez uma reeducação alimentar, você simplesmente mudou sua rotina drasticamente, então consegue aquele emagrecimento inicial. Mas como você não teve mudança de hábitos, você volta a fazer tudo que fazia antes”, esclarece.
Dietas podem esconder riscos à saúde
Natali reforça que seguir qualquer dieta sem acompanhamento profissional oferece riscos à saúde. “A gente pode ter falta de macronutrientes, micronutrientes, falta de desemprenho, tem uma série de coisas que podem vir por conta de uma dieta malfeita”, alerta.
- Leia também: Cuidado! Sua barriguinha pode ter uma bomba relógio
“O que eu mais vejo dentro de consultório é a parte de compulsão alimentar logo após uma dieta restritiva”, garante a nutricionista, reforçando que casos de anorexia e bulimia podem ser desenvolvidos quando não há uma dieta personalizada para cada paciente.
Confira o bate-papo completo no Massa News Entrevista dessa semana: