TENDÊNCIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO!

Morar com assinatura: o que está por trás de alguns dos imóveis mais desejados do Brasil

Imóveis com assinatura crescem no Brasil e unem imóveis de luxo a marcas como Lamborghini, Senna e Armani, oferecendo identidade, design e exclusividade.

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Senna Tower | Divulgação

Quase tudo que consumimos hoje tem marca: celular, automóvel, roupas… Por que seria diferente com o lugar onde moramos? Essa é a lógica por trás dos branded residences — ou, em bom português, imóveis com assinatura.

Uma tendência que vem crescendo no Brasil e que vai muito além do luxo: é sobre viver um conceito, um estilo de vida e uma identidade.

Imóveis com assinatura: tendência em alta

O mercado global de imóveis com assinatura está em forte expansão globalmente, com projeções bastante otimistas.

De acordo com o Knight Frank Global Branded Residences Report (2023), já existem 324 empreendimentos ativos, somando cerca de 26 mil unidades em 52 países, e com 138 projetos em desenvolvimento para os próximos anos.

E estima-se que hoje existam cerca de 100 mil unidades concluídas em todo o mundo, número que pode dobrar até 2027.

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Veja alguns exemplos no Brasil de empreendimentos imobiliários que estão juntando esforços com marcas famosas:

  • Grifes de luxo (Lamborghini, Armani, Missoni)
  • Escritórios de design (como a Pininfarina, da Ferrari)
  • Personalidades (Ayrton Senna, Cauã Reymond, Augusto Cury)
  • Artistas, chefs, arquitetos ou até empresas hoteleiras (como Hyatt, Four Seasons)

Imóveis com assinatura se espalham pelo Brasil

E se engana quem acha que isso é exagero de marketing. Tem consumidores pagando mais de R$ 15 milhões para morar em apartamentos com elevador direto na sala, design italiano e uma marca estampada na entrada.

Alguns dos empreendimentos:

Yachthouse by Pininfarina (GT Building e Pasqualotto): o prédio mais alto do Brasil, com 281 metros (81 andares), com projeto da mesma empresa que assina os modelos da Ferrari. Tem até marina exclusiva e já virou símbolo da cidade, em Balneário Camboriú/SC. Entregue em 2023.

Tonino Lamborghini Residences (Embraed): 53 andares, arquitetura agressiva e elegante, com a alma da Lamborghini. Previsão de entrega para 2026.

Senna Tower (FG Empreendimentos): homenagem oficial ao ex-piloto Ayrton Senna, em parceria com a família. Serão mais de 150 andares, com altura total entre 544 e 550 metros, em um projeto que une brasilidade, velocidade e superação. Entrega até 2033. Serão 228 unidades.

Casa Milano (GT Building): união entre moda e arquitetura escultural, com influência italiana. Fachada marcante, interiores assinados e conceito contemporâneo. Um dos prédios mais altos de Curitiba, com 142 metros e entrega prevista para 2025. Unidades de 125 a 394 m², no bairro Champagnat.

Plaenge by Pininfarina: a parceria entre as empresas tem como foco transformar o mercado imobiliário de luxo, com projetos que somarão R$2,1 bilhões de Valor Geral de Vendas. Os projetos no país levarão a assinatura da icônica Pininfarina junto com uma das incorporadoras líderes. Estão no escopo projetos em cidades como Campinas, Campo Grande e Maringá. A união promete aliar sofisticação, design escultural e exclusividade.

Biosphere by C. Reymond (Alia Empreendimentos): lançado em 2023 pela Alia em parceria com Cauã Reymond, o empreendimento em Salvador traz foco em sustentabilidade, qualidade de vida e mobilidade urbana, com conceito de bem-estar residencial integrado à natureza. Está em construção e tem entrega prevista para 2026, com unidades pensadas para moradores que buscam equilíbrio e modernidade. Outro projeto já em andamento é o de Luís Eduardo Magalhães também na Bahia.

E o que explica todo este movimento?

Esses imóveis conectam desejo com identidade. Quem compra não está atrás só de espaço, mas de pertencimento. E isso tem impacto direto no bolso das incorporadoras. Segundo a consultoria Savills (2023), imóveis com assinatura valorizam até 30% acima da média do mercado tradicional.

Não é sobre gastar mais. Quem compra um imóvel hoje está buscando significado, que pode estar em uma história, desejo, uma identidade, uma declaração de estilo de vida, status, exclusividade e valores assinados com os seus.

Claro, nem todos vão morar em um empreendimento com uma marca de luxo… e tudo bem. Mesmo não sendo produtos para todos, o que eles mostram é uma virada de chave no jeito de morar. Menos projetos padrões e mais identidade. Menos tijolos e mais conceitos.

Morar em um local que lhe inspire e te represente fará cada vez mais sentido, onde o luxo passará a ser morar em um lugar que faça sentido para a sua vida (com alma, propósito e — por que não — com uma boa história pra contar).