Edvaldo Corrêa

Incorporadoras curitibanas apostam em atendimento premium e decorados requintados

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Foto: Divulgação

A Datastore, empresa líder em pesquisas imobiliárias, informou que no último trimestre do ano passado, 29% das famílias brasileiras tinham interesse em comprar imóveis nos próximos 24 meses. Deste número, 45% tinham interesse de compra em 12 meses. É um mercado robusto, mas, que é altamente competitivo.

Por sua vez, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), apresentou ao mercado que as vendas dos imóveis de médio e alto padrão em 2022 (período janeiro a outubro) cresceram na ordem de 30% em comparação ao mesmo período de 2021. Um número considerado muito expressivo pelo setor.

Neste cenário, despontaram empresas que adotam campanhas publicitárias robustas, inteligentes e executadas em um tripé que envolve parceria entre incorporadora, imobiliária e agência de comunicação. As estratégias estão personalizadas, atrativas e contemplam inúmeras ações inovadoras. No nicho de médio e alto padrão é justamente onde temos bons exemplos para compartilhar.

Conversamos com alguns players do mercado curitibano e especialistas para entender o que está sendo feito neste sentido e trouxemos algumas iniciativas. Segue:

Atendimento diferenciado

Um exemplo de sucesso é o da Swell Construções, que investiu principalmente no desenvolvimento dos seus produtos imobiliários e na capacitação do seu time de vendas. São empreendimentos onde, segundo Leonardo Pissetti, CEO da Swell, “a aposta é no atendimento diferenciado das equipes próprias e de parceiros para propiciar uma experiência de compra única. Os times de atendimento possuem uma boa apresentação e são capacitados frequentemente com técnicas de vendas modernas. Sabemos que é importante transformar a vida das pessoas para melhor e isto deve ser pensado nos imóveis. Algo único, exclusivo, com ótima localização e que caiba no bolso do cliente.”

Nos plantões, a proposta é utilizar todos os recursos de ferramentas digitais de ponta (tour virtual, maquete eletrônica e imagens realistas, por exemplo) para que o cliente vivencie o imóvel e tire todas as suas dúvidas. Pissetti salienta que “a compra de um imóvel é uma das decisões mais importantes da vida do cliente”. A Swell é uma empresa familiar com 40 empreendimentos em 40 anos e mais de 1.300 famílias atendidas. 

Mostra de decorados surpreendentes

Determinados empreendimentos imobiliários de maior porte comportam a implantação de apartamentos decorados. Estes espaços propiciam aos clientes visualizarem como ficará o imóvel, uma noção realista do andar de interesse, vista que ele terá, onde incide o sol, entre outros. 

Como afirma Giuliano Milano, CEO da VGV SA, “apesar de todas as soluções tecnológicas já existentes no mercado de lançamentos imobiliários que visam transformar a imaginação dos clientes em realidade, posso dizer com segurança que nenhuma delas substitui por completo a experiência que é entrar e circular em seu futuro imóvel como a experiência proporcionada pelo decorado. Para o incorporador, pensar em um decorado vai muito além do aspecto visual; um decorado estrategicamente pensado explora os 5 sentidos na experiência do potencial cliente. Desde o perfume que se sente ao entrar no ambiente até a textura dos móveis, pinturas e pedras. De uma decoração que brilha os olhos até uma música tranquila que preenche o ambiente passando por eventos de degustação e confrarias promovidas para uma experiência mais real.” 

Nesta linha, o Grupo Avantti, com sua magnífica Mostra de Decorados do Complexo Imobiliário Reserva Barigui deu um salto qualitativo. Os espaços, que possuem 1700 m² de área construída, propiciam ao cliente uma experiência singular. Carlos Rosenmann, diretor comercial e de marketing do Grupo Avantti, afirma: “Apostamos em uma estratégia customer centric, focada no protagonismo do cliente que busca excelência de vida, e montamos uma experiência de visita inspiradora, trazendo as sensações do estilo de vida único oferecido pelo empreendimento”. 

São ao todo sete apartamentos decorados e disponíveis para visitação, além da maior maquete já montada no Paraná, com 70 metros quadrados. Os atendimentos são realizados somente com agendamento prévio e lá é possível se surpreender com todos os itens que o empreendimento possui. A topografia privilegiada proporciona uma vista definitiva do Parque Barigui e do skyline de Curitiba, dentro de um dos endereços mais cobiçados da cidade. 

A empresa ganhou o prêmio ADVB de Marketing em 2022 com este produto Imobiliário. Vendeu R$300 milhões em 300 dias. O grupo Avantti chegará quando da entrega do Reserva Barigui ao VGV – Valor Geral de Venda de R$ 1 bilhão destinado ao empreendimento, um recorde.

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Uma joia no Batel 

Um outro caso de sucesso é da Construtora e Incorporadora Laguna. Denominado Galeria Laguna, o edifício localizado em um dos melhores endereços da cidade (Avenida Batel) e que tem mais de 1000 m2, é considerado o edifício mais sustentável do mundo pelo USGBC (US Green Building Council). Inaugurado no final de 2022 a construção é um marco no cenário urbano de Curitiba. Para o diretor geral do Grupo Laguna, Gabriel Raad, a galeria “representa, em um único espaço, os nossos valores e atributos que estão – e estarão – presentes em todos os nossos projetos, como sustentabilidade, inovação, conforto e arquitetura autoral”.

É uma obra arrojada, com pé direito duplo, amplamente iluminada e onde os visitantes poderão conhecer a história da construtora e se aprofundar nos processos construtivos e conhecer os belíssimos empreendimentos da empresa através de recursos audiovisuais modernos. O piso recebeu uma escavação especial, para que o fator surpresa fosse estimulado. Ao olhar para baixo é possível ver as áreas de estar, as salas de reunião e de trabalho. É onde fica o espaço de imersão, com painéis no piso e na parede feitos especialmente para apresentar os empreendimentos do grupo. Já o piso superior da galeria conta com espaços decorados dos projetos da empresa, além de uma sala de exposições, com miniaturas dos empreendimentos da Laguna e obras de arte.

O local também conta com infraestrutura para incentivar o transporte alternativo, pontos de recarga para carros e bicicletas elétricas, renovação automática de ar, horta, escadas sinalizadas e localizadas em pontos estratégicos do empreendimento, estimulando os ocupantes e visitantes a usá-las, ao invés do elevador. O edifício deverá consumir 34% menos energia do que um empreendimento normal e 100% da energia necessária para sua operação virá com o uso de placas voltaicas.  Existem outras surpresas no local e fica o convite para que você prestigie e se surpreenda. A Laguna tem 26 anos, sendo referência em alto padrão, tecnologia, inovação e sustentabilidade.

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Também consultamos Rodrigo Werneck, CEO da Cúpola, agência de marketing e consultoria de gestão imobiliária, que ressaltou que o ponto de venda “continua tendo seu papel na comercialização de lançamentos imobiliários. Numericamente, menos clientes visitam os showrooms, porém, daqueles clientes que fazem visitas presenciais, a taxa de conversão em negócios é altíssima. Muitos clientes ainda buscam o entendimento do terreno, da vizinhança, a sensação espacial dos ambientes, uma experiência sinestésica que a internet não consegue gerar. O digital ajudou a filtrar os clientes interessados. Os curiosos não perdem mais tempo e ficam pelo caminho, navegando pelo site ou pelas redes sociais, mas quem quer fechar negócio continua indo ao plantão de vendas”. 

As campanhas que se baseiam em densos estudos de mercado, produtos imobiliários validados, recall de marca e equipes de vendas competentes tendem a possuir performances melhores, mesmo com os reflexos de um cenário econômico adverso e desafiador. 

Para as empresas, é preciso vender bem e rápido. Quanto aos clientes, querem sanar dúvidas, serem atendidos com excelência e terem a certeza da compra do imóvel ideal. 

É um novo ciclo de negócios onde os detalhes fazem sim a diferença e o cliente cada vez mais é priorizado. 

Endereços:

  • Reserva Barigui – R. Clara Vendramin, 403 – Mossunguê – Curitiba – PR (visitas agendadas com seu corretor ou imobiliária de preferência)
  • Galeria Laguna – Avenida do Batel, 1713 – Batel – Curitiba – PR

Sobre o autor

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Edvaldo Corrêa (@edvaldocorrea) é tecnólogo em Construção Civil, Corretor de Imóveis, Licenciado em Educação Profissional e Pós-graduado em Gestão de Instituições de Ensino Técnico. Tem mais de 30 anos de experiência em empresas de educação, consultoria e construção civil. Trabalhou em empresas como Senai, Sebrae, Pini, Pioneira da Costa, Grupo Noster e TecVerde, em cargos técnicos e executivos. Hoje atua como Advisor, Consultor e Palestrante em temas voltados a Gestão e Inovação para empresas de toda a cadeia produtiva da construção.