Colunistas
O que a pílula anticoncepcional faz no corpo da mulher?


Mais de 80% das mulheres brasileiras são usuárias de pílulas contraceptivas, muitas com o desejo de não engravidar. Sempre foi nos apresentado como única opção para alcançarmos nosso desejo, mas nunca nos é explicado como essas pílulas funcionam e porque elas causam tantas reações adversas.
Por mais que vivemos um momento em que a ginecologia tem buscado “perfeição” dos métodos esse nunca será alcançado já que a única opção é alterar algo que é natural, o ciclo menstrual.
As pílulas consumidas diariamente são compostos de dois hormônios, sintéticos combinados: um progestágeno semelhante a progesterona – e um estrógeno – semelhante ao estrogênio.
Veja também:
- Mais disposição em alguns dias no mês, isso existe?
- No Dia das Mulheres você não recebeu o que esperava?
Essa substituição dos hormônios não faz bem para a mulher, não permitem que ocorra algo que é tão importante e saudável que é a ovulação. São três mecanismos de ação: impedem a ovulação, alteram o muco cervical e afetam o endométrio.
Muitos problemas podem ser resultados dos contraceptivos hormonais, você não precisa mais dele para não engravidar, tem um ciclo menstrual saudável é essencial para sua saúde.