Fabiano Tavares

Bariátrica não é procedimento estético

bariatrica-procedimento-estetico
Foto: Divulgação/Adobe Stock

Estão falando de cirurgia bariátrica como se fosse um botox ou um preenchimento labial. Não, pessoal!

Você realizar um procedimento que vai deixar seu estômago do tamanho de um copinho de café não é algo tão simples assim!

Eu lembro que até uns 10 anos, quando se falava em operações do tipo, eram em casos extremos, pessoas com níveis absurdos. Hoje em dia, o que mais tem chegado até mim são casos de pessoas com 30/40kg de sobrepeso, abaixo dos 30 anos, sedentárias e que escolheram o procedimento POR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

Em regra, o que a cirurgia bariátrica fará? Diminuirá a capacidade da pessoa de comer. Ou seja, fará com que ela coma menos. Já entendeu a questão? Não é a cirurgia e sim COMER MENOS. E não é necessário cirurgia para se comer menos. Talvez se precise de ajuda profissional para uma alimentação melhor, para um melhor equilíbrio psicológico, para um treino eficiente e até mesmo em, casos necessários, o uso de medicamentos. E a ironia é que sendo ou não bariátrica a pessoa terá que fazer as mesmas coisas, a diferença é que a cirurgia traz consequências e transformações para o resto da vida.

Sobre dados, mais da metade volta a ter ganho acentuado de peso após dois anos e muitos voltam ao peso de antes. Saúde e estética muitas vezes com sequelas devido à pouca ingestão de nutrientes por incapacidade de ingestão de alimentos, perda acentuadíssima de massa muscular e força. Além de maiores riscos de problemas com álcool e medicamentos.

Não romantize uma operação! Sim, existem casos, de uma minoria de pessoas, que fizeram a bariátrica e tiveram resultados excelentes! Mas advinha? Essas pessoas começaram a treinar, procuraram ajuda de profissionais para os acompanhar e não fizeram as coisas por conta própria.

No fim, o bom resultado sempre será por treinamento e alimentação adequada, e ninguém precisa passar pela faca para isso.

Sobre o autor

fabiano-tavares-colunista

Fabiano Tavares (@ofabianotavares) é bacharel em Educação Física e pós-graduado em Psicologia. Gestor de pessoas há mais de 12 anos, é praticante e entusiasta da musculação para todos os tipos de pessoas.