Fabiano Tavares
Quem pode ajudar meu corpo a mudar?
Por Fabiano Tavares
Dia 01 de setembro é o Dia do Profissional de Educação Física. Essa data foi escolhida por ser a mesma em que a profissão passou a ser regulamentada, em 1998, quando foram criados os conselhos Federal e estaduais da Educação Física.
É importante frisar essa data e o que ela representa. Nos dias de hoje com tanta informação disponível, rede social, influencers e coisas do tipo, é cada vez mais comum termos pessoas adotando comportamentos de conselheiros, coaches e motivadores. Porém, devemos sempre lembrar que atividade física está relacionada à sua saúde, e com saúde não se brinca.
As únicas pessoas que podem orientar sobre atividade física e treinamento são os profissionais de educação física devidamente registrados nos conselhos. Qualquer tipo de atividade é elaborada dentro da necessidade do solicitante, respeitando sua saúde, limitação, tempo disponível, patologias quando existentes e coisas do tipo. Qualquer tipo de atividade só pode ser passada mediante uma avaliação prévia ou, no mínimo, após colher as informações de quem vai iniciar.
Veja também: Adianta ir treinar e depois comer coxinha? Pior que adianta
E por que tudo isso é tão importante assim? Porque qualquer tipo de protocolo a ser elaborado deve levar em consideração todas as suas características individuais. Cada pessoa é uma pessoa. Algo muito perigoso que se vê atualmente é alguém copiar um método ou tipo de treino que viu alguém fazer. Não é bem por aí! Você precisa ter algo para você, seu objetivo, seu momento, respeitando sua saúde e genética. Lhe desafiando também, lógico! Mas sempre dentro de um cronograma que irá, além de tudo, respeitar sua integridade.
Não brinque com a sua saúde e nem entregue o cuidado sobre o seu corpo na mão de qualquer pessoa.
*Procure sempre um profissional de Educação física devidamente credenciado para lhe orientar.
Sobre o autor
Fabiano Tavares (@ofabianotavares) é bacharel em Educação Física e pós-graduado em Psicologia. Gestor de pessoas há mais de 12 anos, é praticante e entusiasta da musculação para todos os tipos de pessoas.