Fabiano Tavares
Saúde também conta
Por Fabiano Tavares
Nem tudo é estética.
As reações do corpo que muitas vezes são associadas apenas a estética, na maioria dos casos, são na verdade sinais de que alguma coisa está em desequilíbrio.
Exemplo: se a barriguinha começou a aumentar, no mínimo, temos alguém que está consumindo mais calorias do que gasta. Sendo assim, o aumento da pochete não tem relação só com estética e sim com uma vida em desequilíbrio.
Vale lembrar que qualquer aumento no volume da gordura abdominal faz aumentar também os riscos a saúde. Ou seja, não é só estética e sim saúde.
Leia também: Massa muscular é muito mais do que estética
No caso das mulheres, quando se fala em celulites, sempre tem o tom de estética e beleza. Porém, as celulites são marcadores de inflamação. Tanto que mesmo mulheres magras e leves também as tem. Um aumento muito grande na quantidade de celulites pode ter ligação com hábitos alimentares ruins, excesso no consumo de doces e açúcares, má circulação sanguínea, tabagismo, estresse, pouca ingestão de água dentro outros detalhes.
Então não é apenas um detalhe estético e sim um marcador que pode e deve ser levado em consideração quando pegamos pontos relevantes para a saúde, como nase.
Ninguém é tão sincero com você como o seu corpo, basta você ser sensível e sincero o suficiente e se atentar aos sinais que ele está lhe dando nesse exato momento.
E a partir daí, começar a se cuidar para ontem.
Sobre o autor
Fabiano Tavares (@ofabianotavares) é bacharel em Educação Física e pós-graduado em Psicologia. Gestor de pessoas há mais de 12 anos, é praticante e entusiasta da musculação para todos os tipos de pessoas.