Colunistas

O ‘cometa Haaland’ tá só começando

haaland-coluna-mauro
Foto: Reprodução/mancity.com

Jogando pela seleção Sub-20 da Noruega, Erling Haaland marcou nove gols na goleada do seu país em Honduras por 12×0. Foi em 2019. Neste ano ele já estava no Salzburg, da Áustria, quebrando os primeiros recordes. Marcou 28 gols e deu sete assistências naquele clube, fazendo ainda oito gols pela Champions League, o que despertou o olhar do Borussia Dortmund. 

O apelido “Cometa” cai muito bem ao menino de 22 aninhos de idade, que fez dois gols no jogo desta quarta-feira, do Manchester City contra o dinamarquês Copenhagen. No fim de semana já havia feito três gols e deu duas assistências no rival de Manchester, o United.   

Em dois meses da temporada inglesa, Haaland já marcou 19 gols. Por tudo que vem fazendo em campo desde que começou a jogar bola, foi contratado por apenas 60 milhões de Euros junto ao Manchester City e nem precisamos calcular o custo-benefício. O primeiro jogador a marcar três gols em uma só partida por três vezes em casa no Campeonato Inglês só tem um problema: é norueguês.

Assim como Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic e Gareth Bale, Haaland vem brilhando nos campos pela Europa, mas dificilmente vai levantar uma taça de Copa do Mundo por defenderem seleções que não têm a tradição de formar muitos craques ao longo da história, em se tratando de uma só geração.

Sobre o autor

Filho de radialista, Mauro Mueller (@mauromueller) começou sua carreira no rádio, aos 14 anos e já trabalhou nas principais emissoras de Curitiba e São Paulo. É músico, compositor, poeta, cronista e contista. Também é palhaço e ator. A sua relação com o jornalismo esportivo começou em 2001, quando coordenava a Rádio Transamérica de Curitiba e implantou um projeto inovador para o rádio esportivo. Está no Show de Bola desde sua estreia, em 2010.