Colunistas
Os opostos se atraem: mito ou verdade?


Adoro essas polêmicas, até porque o discurso é lindo, porém a prática já não é tão linda assim. Como profissional da área posso garantir que pelo padrão, opostos podem até se atrair, mas não se mantém “atraídos”.
Toda vez que coloco esse tipo de afirmação nas minhas redes sociais recebo uma enxurrada de mensagens do tipo: “Conheço uma pessoa que era super fitness e casou com um obeso e se dão bem…” ou ainda “minha prima é super caseira e seu marido é da balada e se dão bem”. Bom, vamos aos esclarecimentos:
Primeiro vamos pensar no básico: “opostos em que”?
Se essa oposição for de características físicas ou de temperamento, as chances desse relacionamento dar certo é grande. Até porque penso ser saudável para nutrir diferenças apresentando um mundo novo ao outro e assim se aproximando do equilíbrio, afinal, o extremismo não é legal em nenhuma área da vida.
Pensem naquela pessoa super regrada na dieta, que come certinho a semana toda, casada com uma pessoa mais “normal” que não renuncia à pizza da noite de domingo. Ótimo. Momentos além do seu padrão que fogem da rotina sempre são bem-vindos.
Agora, se os opostos forem de princípios e valores, ou ainda, de planos de vida, certamente esse casal não terá um futuro feliz. Seja porque não vão suportar a pressão ou seja porque um viverá eternamente frustrado: chamo de casais incompatíveis.
Um homem que nunca pensou em filhos, sonha em conhecer o mundo, mochileiro, se irrita com choro de criança e não se imagina preso às responsabilidades paternas jamais será feliz ao lado de uma mulher com o instinto materno aflorado, que sonha em ter 3 filhos, um cachorro e um jardim para cuidar.
Veja também:
Com o passar dos anos esses planos podem mudar? Talvez, mas é uma loteria, eu não apostaria. Ainda que em nome do amor um ceda a frustação, cedo ou tarde vai dar sinais.
O mesmo falo sobre religião: impossível um satanista viver com uma evangélica. Podem se aceitar por um tempo (mais uma vez em nome do amor), mas em algum momento essa diferença vai gritar e apertar.
Precisamos pensar que antes do amor vem a admiração. Como uma mulher que ama crianças e sonha em formar uma família grande pode admirar um homem que desdenha de amigos que trocam fraldas? Pode parecer simples em um primeiro momento, mas o assunto é bem delicado.
“Ahhh Elaine, será?”
Bom, as exceções existem… mas pelo padrão é infinitamente menos arriscado achar alguém que sonhe sonhos mais próximos aos seus. Eu garanto!