Extreme!

Citroën lança Basalt Dark Edition e versões aventureiras XTR

Conheça os detalhes das novas versões da Citroën. O Basalt ganha a sofisticada Dark Edition, e os modelos C3 e Aircross chegam com o estilo aventureiro XTR. Veja o vídeo!

citroen-basalt-dark-edition

A Citroën apresentou duas novidades para o público brasileiro: a nova versão topo de linha do Basalt, chamada Dark Edition, e as versões aventureiras XTR do C3 e do Aircross.

Os lançamentos trazem design diferenciado, novos acabamentos e foco em tecnologia e experiência ao volante.

Vídeo: test-drive do novo Citroën Basalt Dark Edition

Testamos a novidade da Citroën e você confere nossas opinião completa no vídeo abaixo:

Novidades da Dark Edition

A Dark Edition eleva o estilo do SUV Coupé mais acessível da marca a um novo patamar. O modelo combina visual escurecido e detalhes esportivos, incluindo

  • rodas de liga leve de 16” pintadas de preto;
  • pedaleira esportiva;
  • soleiras personalizadas;
  • emblemas Dark Edition nas laterais;
  • skid plate e duplo chevron escurecidos;
  • aerofólio traseiro com detalhes em vermelho Andre Red, em homenagem a André Citroën.

Interior sofisticado

O interior do novo Citroën Basalt Dark Edition é inteiramente escurecido, que também transmite a mensagem da versão Dark, e privilegia os acabamentos internos com bancos em tecido premium preto realçados por costuras vibrantes e contrastantes na cor vermelha, complementados por tapetes especiais e um porta-objetos no painel em tom escuro.

O câmbio tem acabamento em preto brilhante e acompanha as costuras vermelhas contrastantes. O assento do motorista possui apoio de braço nas portas dianteiras com revestimento premium.

LEIA TAMBÉM

Outro diferencial é a pedaleira esportiva em preto com detalhes em prata, que reforça a proposta dinâmica do modelo, ao mesmo tempo em que melhora a aderência dos pés e proporciona mais conforto na condução.

Conectividade e tecnologia

A central multimídia Citroën Connect Touchscreen, que agora na gama 2026 conta com borda em preto brilhante ultrafina deixando o visual ainda mais clean. Ela mantém a medida de 10,25”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e conectada a seis alto-falantes. O veículo tem ainda saídas de ar e porta-objetos com detalhes pretos.

Com relação à conectividade de todos os ocupantes, a linha 2026 vem com a porta USB tipo A, tomada 12V no painel e duas novas portas USB tipo C de carregamento rápido para a segunda fileira.

Outra novidade é que o modelo está disponível na exclusiva cor Cinza Sting Gray com teto em preto, que realça as linhas dinâmicas do SUV Coupé e confere um estilo robusto e imponente, além das cores Preto Perla Nera e Cinza Grafito com teto em preto.

Motor e desempenho (H3)

O Citroën Basalt Dark Edition tem entre-eixos de 2,64 metros, que possibilita um design equilibrado, com proporções bem resolvidas entre a frente e a traseira de balanços curtos.

Esse conceito confere leveza visual ao veículo e, ao mesmo tempo, melhora os ângulos de entrada e saída, ideais para superar obstáculos.

Além disso, garante amplo espaço interno e também permite grande abertura da tampa do porta-malas, de 490 litros (padrão VDA) sem perda de espaço para a cabeça de quem está no banco traseiro.

A versão topo de gama chega equipada com o já conhecido motor Turbo 200, referência em desempenho e que dispensa apresentações. Com até 130 cv de potência, oferece a melhor performance da categoria. Esse conjunto, combinado ao câmbio automático CVT com sete marchas simuladas e três modos de condução, garante uma experiência ágil e prazerosa ao volante.

citroen-basalt-dark-edition-motor
citroen-basalt-dark-edition-pneus
citroen-basalt-dark-edition-detalhes
citroen-basalt-dark-edition-2026
citroen-basalt-dark-edition-preco
citroen-basalt-dark-edition
citroen-basalt-dark-edition-cambio
citroen-basalt-dark-edition-interior

Entregando torque de 200 Nm tanto com etanol quanto com gasolina, o propulsor se destaca ainda pelo exclusivo sistema Multiair III — tecnologia única no segmento —, que ajusta eletronicamente, e em tempo real, o tempo e a abertura das válvulas de admissão. O resultado? Mais performance, melhor resposta e eficiência otimizada em qualquer situação de uso, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos com etanol e em 10 segundos com gasolina.

O Basalt Dark Edition vem equipado com motor Turbo 200 de até 130 cv, câmbio CVT com sete marchas simuladas e três modos de condução. O sistema Multiair III garante melhor resposta e eficiência, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos com etanol.

Versões aventureiras Citroën XTR (H2)

A Citroën incorpora em sua gama de produtos as novas versões Citroën Aircross XTR 7 e Citroën C3 XTR.

Design externo

Do inglês “eXTReme”, a linha XTR, que estreou na Citroën nos anos 2000, retorna agora à marca com nova estilização e convida o cliente para se aventurar a relaxar, seja perto da natureza ou escapando para algum lugar especial, dentro ou fora da cidade.

As novas versões mantêm o DNA da marca: design marcante, espaço interno, conforto e acessibilidade.

Em comum, os Citroën Aircross XTR 7 e Citroën C3 XTR trazem em seu interior bancos, painel, apoio de braço das portas e volante com revestimento premium e detalhes da costura na cor Light Green.

A tonalidade de verde pistache exclusiva do modelo faz alusão a uma vida voltada mais ao ar livre e cria um contraste elegante com o interior escurecido.

Interior e conectividade

A central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25″ passa a ter novas bordas ultrafinas em preto brilhante — tonalidade que também se estende à moldura das saídas de ar, proporcionando um visual frontal mais leve e uniforme.

citroen-aircross-xtr-cambio
citroen-aircross-xtr-design
citroen-aircross-xtr-motor
citroen-aircross-xtr-lancamento
citroen-aircross-xtr-interior
citroen-aircross-xtr

O sistema mantém o nível de navegação imersiva e moderna, com espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay, garantindo praticidade e integração total com smartphones.

O Citroën C3 XTR conta com porta USB tipo A e duas portas USB tipo C para a segunda fileira e, no caso do Citroën Aircross XTR 7, mais 1 porta USB tipo C para a terceira fileira.

Motor dos novos modelos da Citroën

O Citroën C3 XTR é um hatch com atitude SUV, já o Citroën Aircross XTR 7 é o único SUV compacto de até sete lugares.

O conjunto mecânico conta com as opções já consagradas: o motor 1.0 Firefly com câmbio manual e até 75 cv de potência torna o Citroën C3 XTR topo da gama da linha nesta motorização, enquanto o Aircross é equipado com o motor 1.0 Turbo 200, que entrega até 130 cv e é combinado ao câmbio automático CVT com sete marchas simuladas. E assim, a versão XTR também fica posicionada como topo da gama do Citroën Aircross.

O exterior é composto por uma estilização desenhada para atender a proposta aventureira. O emblema XTR, que também traz detalhe em Light Green na letra X, fica posicionado à direita do Citroën Aircross XTR 7, fazendo contraste com a cor de lançamento escolhida – Branco Banquise. Já no Citroën C3 XTR fica à esquerda, sendo destacado pela cor Cinza Artense.

Há também, em ambos modelos, protetor inferior lateral de porta com detalhe em Light Green e grade frontal em preto brilhante, duplo chevron dianteiro escurecido, capa dos retrovisores em preto brilhante, além de adesivo “XTR” no capô e adesivo na cor Light Green na coluna C.

citroen-c3-xtr-cambio
citroen-c3-xtr-motor
citroen-c3-xtr
citroen-c3-xtr-ficha-tecnica
citroen-c3-xtr-2026
citroen-c3-xtr-design
citroen-c3-xtr-interior
citroen-c3-xtr-2025

Os pneus escolhidos para equipar esta nova versão são do tipo misto Pirelli Scorpion ATR para o Citroën C3 XTR com rodas escurecidas de 15” e Pirelli Scorpion HT com rodas de 17” escurecidas para o Citroën Aircross XTR.

Este tipo de pneu é direcionado justamente para que o cliente possa experenciar um bom desempenho no asfalto, mas também em terrenos diferenciados como terra batida ou cascalho, ideal para quem se locomove nos centros urbanos e escapismos para áreas mais afastadas aos finais de semana.