Vamos de Carro
Renault lança Kwid E-tech como o elétrico mais acessível do Brasil
Por Antonio Carlos da Silva
A Renault iniciou um novo capítulo na história da mobilidade do Brasil com a chegada do Kwid E-Tech, o veículo mais acessível da gama elétrica da marca. Em menos de dois meses, o primeiro lote de 750 unidades se esgotou. O pequeno elétrico está sendo lançado agora no mercado brasileiro.
Com uma motorização elétrica, totalmente desenvolvida de acordo com o gosto do consumidor brasileiro, o Kwid E-Tech é ágil no trânsito urbano. Para uma aceleração de 0 aos 50 km/h, são necessários apenas 4,1 segundos.
A autonomia é de 298 quilômetros no uso urbano, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. Valor mais do que suficiente para a jornada diária média nas grandes cidades. Pesquisas apontam que, na média, ninguém percorre mais de 50 km em uma cidade em um dia.
Outra vantagem é a economia do quilômetro rodado, natural nos veículos elétricos, que no Kwid E-tech é também resultado do peso de apenas 977 kg. Com o preço atual da gasolina, o quilômetro rodado do Kwid elétrico sair em torno de R$ 0,04.
Outro destaque inovador do Kwid E-tech é a facilidade para recarregar a bateria, que possui capacidade 26,8 kWh e que pode ser carregado até em uma tomada doméstica 20A aterrada. O Kwid E-Tech é oferecido em única versão e tem preço sugerido de R$ 146.990.
Completo, o veículo traz seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia Media Evolution e direção elétrica, entre outros itens de segurança e conforto.
O vídeo exclusivo conta tudo sobre o pequeno elétrico da Renault.