Concurso unificado

CNU 2025: edital deve ser publicado na semana que vem

Ministério da Gestão detalha blocos temáticos e anuncia edital do CNU 2025 para a próxima semana. Inscrições começam em julho.

cnu-2025-edital
Reprodução/Freepik

O CNU 2025 (Concurso Nacional Unificado) já tem suas primeiras informações confirmadas. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou os nove blocos temáticos que vão organizar os cargos e especialidades da segunda edição do concurso.

Segundo o governo, a proposta é facilitar a escolha dos candidatos e melhorar a compatibilidade entre perfis profissionais e as políticas públicas.

Como serão organizados os blocos temáticos do CNU 2025

No total, o CNU 2025 vai oferecer 3.652 vagas para 36 órgãos federais. A divisão por blocos — já usada na edição anterior — agrupa cargos por áreas semelhantes, permitindo ao candidato concorrer a diferentes funções com apenas uma inscrição.

Veja os nove blocos temáticos confirmados:

  1. Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência
  2. Cultura e Educação
  3. Ciências, Dados e Tecnologia
  4. Engenharias e Arquitetura
  5. Administração
  6. Desenvolvimento Socioeconômico
  7. Justiça e Defesa
  8. Intermediário – Saúde
  9. Intermediário – Regulação

O candidato poderá se inscrever em mais de um cargo dentro do mesmo bloco e definir sua ordem de preferência.

Quando sai o edital do CNU 2025?

O Ministério da Gestão, Inovação e Serviços Públicos informou que deve publicar o edital do CNU 2025 na semana que vem. Já as inscrições devem ser aberta na segunda quinzena do mês.

O certame será organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

LEIA TAMBÉM

Quantas vagas serão oferecidas no CNU 2025?

Das 3.652 vagas totais:

  • 3.144 são para nível superior
  • 508 para nível intermediário
  • 2.480 serão de provimento imediato
  • 1.172 para cadastro de reserva
Quando serão as provas do CNU 2025?

As provas objetivas do CNU 2025 serão aplicadas no dia 5 de outubro, em 228 municípios, com limite de até 100 km da residência do candidato. haverá dois dias de aplicação de provas. Este primeiro dia, será dedicado somente à aplicação das provas objetivas, para todos os candidatos e candidatas inscritos.  

A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá em 7 de dezembro. Só participam os candidatos habilitados na 1ª fase e convocados para essa fase do concurso. Para alguns cargos, haverá ainda avaliação de títulos. O resultado final será divulgado em fevereiro de 2026.

O Ministério da Gestão disponibilizou um site exclusivo do CNU 2025, onde serão divulgadas todas as informações oficiais, orientações, editais e comunicados.