É Bizarro
Cães e gatos ficam ansiosos quando tutores soltam gases perto deles


Tutores que soltam gases perto de seus cães e gatos deixam os pets ansiosos, segundo uma recente pesquisa sobre comportamento animal conduzida no Reino Unido. O estudo envolveu mais de 2 mil entrevistados e seus animais de estimação.
De acordo com a pesquisa, um em cada cinco amigos peludos — cerca de 19% — fica ansioso quando os tutores soltam gases. E mais de um em cada 20 (7%) fica agitado com o barulho feito por alguém abrindo a geladeira.
Também foi descoberto que quando seus tutores beijam ou abraçam outra pessoa, 12% dos cães e gatos ficam preocupados, enquanto quase dois em cada cinco (37%) têm medo do barulho de um aspirador de pó.
Como já era de se esperar, o barulho que mais incomoda nossos companheiros de quatro patas são os fogos de artifício, com 47% deles morrendo de medo de estrondos altos.
Ir ao veterinário faz com que mais de dois quintos dos animais de estimação (41%) tremam de medo, enquanto conhecer novas pessoas (34%), movimentos bruscos (32%), balões (25%) e chaleiras fervendo (9%) também são os principais gatilhos para a ansiedade dos pets.
Os tutores que estão preocupados que seus cães possam estar sofrendo de ansiedade foram orientados a ficar atentos a sinais comuns, incluindo estar mais carente, choramingar, latir ou uivar constantemente e tremer. Já os gatos costumam se esconder, fazer suas necessidades em lugares novos e comer menos.
Veja as principais ações que deixam os animais de estimação ansiosos:
- Ruídos altos, como fogos de artifício (47%)
- Ir ao veterinário (41%)
- Aspiração (37%)
- Conhecer novas pessoas (34%)
- Movimentos bruscos (32%)
- Balões (25%)
- Flatulência de uma pessoa (19%)
- Proprietário beijando, abraçando (12%)
- Ferver uma chaleira (9%)
- Abrindo a geladeira (7%)
O site de cuidados com animais de estimação labrador.fyi, que conduziu a pesquisa para promover o lançamento de seus novos testes para animais de estimação em casa, descobriu que a ansiedade afetava quase metade dos cães e um em cada três gatos.
Leia também:
- Cientistas querem enviar animais ameaçados de extinção para a Lua
- Mulher é mordida no bumbum por rato que nadava no vaso sanitário
Segundo a empresa, seus kits de teste, similares aos usados nos exames caseiros de Covid-19, permitem que os tutores verifiquem doenças comuns, como diarreia ou resfriados, para reduzir as idas ao veterinário que geram ansiedade.