ANTIGUIDADE

Fundada em 1642, tradicional cafeteria fecha as portas: veja motivo

As tradicionais cafeterias estão ‘desaparecendo’ por não conseguirem arcar com os altos custos

cafeteria-antiga
Reprodução/Google Street View

Uma cafeteria antiga com 400 anos de história, localizada em Amsterdã, na Holanda, fechará as portas ainda este mês, segundo anunciou sua proprietária, Marie-Louise Velder, de 76 anos.

O encerramento da tradicional cafeteria, chamada ‘t Zonnetje (que significa “pequeno sol” em holandês), é atribuído ao aumento excessivo do valor dos aluguéis na região, impulsionado pela gentrificação e pelo turismo.

“Isso me dá nojo, é tudo o que posso dizer”, declarou Velder ao jornal The Guardian. Segundo ela, as cafeterias antigas e demais comércios tradicionais estão desaparecendo por não conseguirem arcar com os altos custos.

Cafeteria antiga fecha as portas

O estabelecimento, fundado em um prédio datado de 1642, está situado na Haarlemmerdijk, uma movimentada rua comercial no centro de Amsterdã com mais de 230 lojas — muitas das quais também enfrentam ameaças de fechamento.

LEIA TAMBÉM

Velder, que administra a cafeteria antiga desde 1999, afirmou à CNN Travel que tem recebido bastante apoio desde o anúncio do fechamento. “Recebi muitos telefonemas, então acho que talvez a ajuda esteja vindo de cima. É isso que eu espero”, desabafou.

Além da pressão financeira, ela destacou outra dificuldade: a preferência dos turistas por grandes redes internacionais ou por cafeterias voltadas ao consumo de maconha, populares nas redes sociais como o TikTok.