IMPRESSIONANTE
Alpinistas encontram ‘tesouro escondido’ avaliado em R$ 2 milhões
ANTIGUIDADE
As tradicionais cafeterias estão ‘desaparecendo’ por não conseguirem arcar com os altos custos
Uma cafeteria antiga com 400 anos de história, localizada em Amsterdã, na Holanda, fechará as portas ainda este mês, segundo anunciou sua proprietária, Marie-Louise Velder, de 76 anos.
O encerramento da tradicional cafeteria, chamada ‘t Zonnetje (que significa “pequeno sol” em holandês), é atribuído ao aumento excessivo do valor dos aluguéis na região, impulsionado pela gentrificação e pelo turismo.
“Isso me dá nojo, é tudo o que posso dizer”, declarou Velder ao jornal The Guardian. Segundo ela, as cafeterias antigas e demais comércios tradicionais estão desaparecendo por não conseguirem arcar com os altos custos.
O estabelecimento, fundado em um prédio datado de 1642, está situado na Haarlemmerdijk, uma movimentada rua comercial no centro de Amsterdã com mais de 230 lojas — muitas das quais também enfrentam ameaças de fechamento.
LEIA TAMBÉM
Velder, que administra a cafeteria antiga desde 1999, afirmou à CNN Travel que tem recebido bastante apoio desde o anúncio do fechamento. “Recebi muitos telefonemas, então acho que talvez a ajuda esteja vindo de cima. É isso que eu espero”, desabafou.
Além da pressão financeira, ela destacou outra dificuldade: a preferência dos turistas por grandes redes internacionais ou por cafeterias voltadas ao consumo de maconha, populares nas redes sociais como o TikTok.
É Bizarro
É Bizarro
IMPRESSIONANTE
Pegou pelo lado cego