Segunda Guerra Mundial

Menino descobre que avô matou judeus em campo de concentração

O avô ordenou a execução de 1,1 milhões de pessoas

campo-de-concentracao-auschwitz
Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil

Uma criança descobriu na escola que o avô ordenou a execução de 1,1 milhões de pessoas, na maioria judeus, no campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. A descoberta feita foi Kai Höss ocorreu nos anos 1970.

Na época, o menino estava na sétima série quando o professor citou o nome “Rudolf Höss”. Ele correu para casa e perguntou à mãe se havia algum parentesco, e ela revelou que o homem era seu avô. Sua história está retratada em um documentário lançado neste ano, que foi indicado ao Emmy

“Eu simplesmente me senti envergonhado”, disse Kai ao “NY Post”.

LEIA TAMBÉM

Rudolf Höss era comandante do campo de concentração de Auschwitz e ordenava aos seus subordinados que conduzissem os prisioneiros às câmaras de gás. Durante sua captura, em 1946, ele confessou ter matado até 2 mil pessoas por hora no “chuveiro”. O comandante foi executado por autoridades polonesas em 1947.

Avô do menino comandou massacare no campo de concentração

O neto do comandante que agora tem 63 anos virou pastor e tem como missão dar suporte às comunidades judaicas, incentivar a reconciliação e ampliar o conhecimento sobre o Holocausto.

Sua mãe só descobriu dos crimes de Rudolf cinco anos após o casamento com o filho do comandante, Hans-Jürgen. Durante uma briga, ela quase foi morta pelo marido com um abridor de cartas que pertencia ao comandante. O casal se separou.