Pegou pelo lado cego
Árbitro de futebol é ‘atropelado’ por banheiro químico em vendaval
IMPRESSIONANTE
As moedas ainda estavam acompanhadas de joias de ouro
Durante uma escalada nas montanhas da região de Podkrkonosí, na República Tcheca, dois alpinistas fizeram uma descoberta impressionante! Uma antiga caixa de ferro contendo um verdadeiro tesouro escondido: moedas de ouro.
De acordo com o Daily Mail, o que os alpinistas encontraram foram 598 moedas de ouro, cuidadosamente organizadas dentro da caixa. Estimadas em um valor inicial de pelo menos R$ 2 milhões, as moedas ainda estavam acompanhadas de joias de ouro, que ainda aguardam avaliação especializada.
“Quando ele (um dos alpinistas) abriu, fiquei de queixo caído”, relatou Miroslav Novak, chefe de arqueologia do Museu da Boêmia Oriental.
Segundo os arqueólogos, os itens estavam divididos em 11 colunas, cada uma envolta em tecido preto, sugerindo um cuidado especial no armazenamento.
LEIA TAMBÉM
Especialistas acreditam que o tesouro tenha sido escondido durante a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de proteger as moedas de ouro e as joias dos nazistas. A área onde a caixa foi encontrada foi anexada pela Alemanha em 1938, o que reforça essa hipótese.
A coleção inclui moedas de ouro oriundas de diferentes partes do mundo. Algumas têm origem na Sérvia das décadas de 1920 e 1930, onde eram populares como adorno em colares e joias nos Bálcãs. Outras vieram de países como França, Bélgica, Turquia, Romênia, Itália e Rússia, segundo a revista “Popular Science”.
ANTIGUIDADE
É Bizarro
É Bizarro
Pegou pelo lado cego