hohoho

Papai Noel radical desce de rapel em cuia gigante no Paraná; vídeo

Atração radical é tradição há 8 anos.

papai noel de rapel
Foto: Yasmin Aparecida Maciel de Lima

Em São Mateus do Sul, no Sul do Paraná, uma tradição natalina diferente chama a atenção há oito anos. A abertura oficial do Natal da cidade é marcada pela chegada do Papai Noel fazendo rapel em um monumento de 23 metros de altura, em formato de cuia de chimarrão, principal símbolo do município.

Papai Noel de rapel é tradição da cidade

Conhecida como Capital da Erva-Mate, São Mateus do Sul abriga a escultura desde 1968. O monumento, que originalmente foi construído como reservatório de água, hoje é um dos cartões-postais da cidade e palco do evento que integra a programação do Natal Ouro Verde.

Antes da descida, o Papai Noel sobe até o topo da cuia e participa de um ritual simbólico onde toma chimarrão no alto do monumento.

Durante o rapel, o papai Noel joga doces para as crianças que acompanham a apresentação, que já se tornou um evento tradicional no calendário municipal. Em 2025, a descida foi realizada no dia 10 de dezembro.

LEIA TAMBÉM

Bom velhinho dos esportes radicais

A ação é executada por Juliano França, profissional especializado em trabalhos em altura. Com mais de 20 anos de experiência, ele atua como técnico de acesso por cordas e instrutor.

O profissional tem passagens por plataformas de petróleo, floresta amazônica, refinarias e grandes obras pelo país. No Natal, participa de forma voluntária.

Espirito de Natal de São Mateus do Sul

Segundo a prefeitura, até 2016 o Papai Noel chegava de outras maneiras, como em caminhões do Corpo de Bombeiros ou em carreatas.

A ideia do rapel surgiu em 2017, em parceria com a CDL, a Associação Comercial e o comércio local, inspirada em ações semelhantes realizadas em outras cidades do Sul do país. Veja vídeo da ação abaixo:

Reprodução/Rede Massa

Noite dos noéis

Após a descida radical, o Papai Noel que faz o rapel é substituído por outro personagem, que segue com a programação oficial.

Ele recebe a chave simbólica da cidade, tira fotos com as famílias e participa das atividades natalinas, permitindo que o evento siga sem a retirada dos equipamentos de segurança em público.

A programação continua com a Noite dos Noéis, uma carreata que envolve comércio local, entidades, grupos culturais, carros antigos e a comunidade em geral, reforçando o espírito natalino e a identidade cultural ligada à erva-mate.

Para mais notícias da categoria é bizarro, acesse o Massa.com.br.