Tornado ou redemoinho?

Tornado filhote? Redemoinho deixa moradores curiosos em Curitiba

Fenômeno foi capturado no bairro Barreirinha.

Formação de um redemoinho de poeira em rua de Curitiba.
Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

A formação de um redemoinho de poeira foi flagrado por volta das 10h30 desta quarta-feira (28) no bairro Barreirinha, em Curitiba.

Fotógrafo captura redemoinho de poeira em Curitiba

O fotógrafo Valquir Kiu Aureliano registrou uma coluna de ar que surgiu repentinamente no meio da rua, levantando poeira e gerando dúvidas sobre a possível formação de um tornado.

LEIA TAMBÉM

No entanto, a Defesa Civil de Curitiba esclareceu que o evento se trata de um redemoinho de poeira, também conhecido como dust devil ou “pé-de-vento”.

Fenômeno tem explicação e não oferece riscos

De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, inspetor Nelson Ribeiro, o fenômeno ocorre em dias de tempo muito seco e quente.

Ele se forma quando o ar quente sobe rapidamente em direção a um ponto de baixa pressão, criando uma corrente ascendente que começa a girar.

Diferente de tornados, esses miniciclones térmicos costumam ser de curta duração e apresentam baixo potencial de dano, oferecendo risco apenas pelo arremesso de objetos leves, como sacos de lixo ou detritos que podem atingir os olhos. Veja fotos abaixo:

Atenção aos fenômenos

O alerta maior, segundo o inspetor, acontece quando esses redemoinhos surgem próximos a incêndios florestais. Nestes casos, tornam-se “redemoinhos de fogo” (fire whirls), capazes de espalhar chamas e ultrapassar linhas de controle, causando novos focos de incêndio.

Em situações de perigo ou fenômenos atípicos que ofereçam risco à população, a orientação é entrar em contato imediato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Para mais notícias da categoria é bizarro, acesse o Massa.com.br.