Economia
Saiba quem precisa devolver o Auxílio Emergencial no Paraná
BENEFÍCIO
O 13° salário pode ajudar a equilibrar as contas, fazer compras de Natal ou até iniciar o novo ano com mais tranquilidade
Com o fim de ano se aproximando, muitos trabalhadores já começam a se planejar financeiramente e ficam de olho na data de pagamento do 13º salário. O benefício pode ajudar a equilibrar as contas, fazer compras de Natal ou até iniciar o novo ano com mais tranquilidade.
Além disso, o pagamento do 13º salário movimenta a economia, especialmente no comércio, que costuma registrar um aumento nas vendas neste período.
A primeira parcela do 13° salário deve ser depositada aos trabalhadores até 30 de novembro. Já a segunda, até 20 de dezembro.
LEIA TAMBÉM
Desde fevereiro, trabalhadores puderam optar pelo depósito antes das férias ou no mês do aniversário. A primeira parcela correspondente a 50% do valor do 13º salário (valor bruto). A segunda tem descontos do INSS e Imposto de Renda.
Os trabalhadores com carteira assinada que tenham trabalhado 15 dias ou mais no ano, aposentados e pensionistas de órgãos públicos e da Previdência Social tem direito ao benefício. A primeira parcela já foi paga pelo INSS.
Para calcular o 13° salário, o trabalhador precisa multiplicar o salário bruto pelo número de meses trabalhados e dividir o resultado por 12. Assim, o funcionário tem o valor bruto do décimo terceiro.
A metade do resultado é o equivalente à primeira parcela, já a segunda parte terá os descontos obrigatórios. O cálculo do décimo terceiro tem como base o salário e a quantidade de meses trabalhados no ano.
Leia mais sobre economia no Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS
SOBRE LEITE EM PÓ IMPORTADO!
Economia
BENEFÍCIO!
Economia