Economia
Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil é sancionada
Economia
A segunda parcela do 13º salário deve ser paga até 20 de dezembro
O prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º salário foi antecipado para esta sexta-feira (28). Já a segunda parcela continuará seguindo o calendário habitual, com vencimento até 20 de dezembro.
No caso do pagamento em parcela única, o depósito também foi adiantado. Pela legislação brasileira, a modalidade deve ser paga até 30 de novembro. Como a data cairá em um domingo neste ano, a primeira parcela do 13º salário será liberada antes do prazo oficial.
A segunda parcela do 13º salário deve ser paga até 20 de dezembro e já inclui os descontos obrigatórios (como INSS e Imposto de Renda).
LEIA TAMBÉM
Desde fevereiro, os trabalhadores puderam escolher receber o adiantamento antes das férias ou no mês do aniversário. A primeira parcela corresponde a 50% do valor bruto do benefício, enquanto a segunda parcela é calculada com os descontos de INSS e Imposto de Renda.
Têm direito ao 13º salário todos os trabalhadores com carteira assinada que tenham atuado por pelo menos 15 dias no ano, além de aposentados e pensionistas de órgãos públicos e da Previdência Social. No caso do INSS, a primeira parcela já foi depositada.
O cálculo do 13º é simples: basta multiplicar o salário bruto pelo número de meses trabalhados no ano e dividir o total por 12. O resultado é o valor bruto do benefício. Metade desse valor corresponde à primeira parcela; a segunda parcela considera os descontos obrigatórios. O cálculo leva em conta tanto o salário quanto o período efetivamente trabalhado.
Leia mais sobre economia no Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS
isenção
Economia
Assistência Social
MUDANÇAS NO PIX!