EM DESTAQUE!

Paraná cresce três vezes acima da média nacional, aponta BC

Segundo o Banco Central, o Paraná teve o maior crescimento econômico do país em agosto, impulsionado pela indústria e pela produção agrícola.

atividade-economica-do-parana-agosto
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

A atividade econômica do Paraná registrou expansão de 1,5% em agosto de 2025, na comparação com o mês anterior, segundo dados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central.

O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), mostra que o Estado teve o melhor desempenho entre os 13 estados pesquisados.

O crescimento paranaense superou amplamente as médias de outras regiões, como Rio Grande do Sul (0,64%), São Paulo (-0,03%) e Minas Gerais (-1,36%), além de ficar três vezes acima da média nacional, que foi de 0,40% no mesmo período.

Indústria e agricultura impulsionam o resultado

O destaque do desempenho paranaense está no setor industrial, que registrou aumento de 4,2% na produção em relação a julho, de acordo com o IBGE. Além disso, a produção de grãos do Estado cresceu 23% em comparação à safra de 2024, consolidando o Paraná como um dos polos agrícolas mais fortes do Brasil.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, o bom desempenho da economia paranaense é resultado de um ambiente propício ao desenvolvimento produtivo.

“O investimento em infraestrutura, o equilíbrio das contas públicas, o elevado capital humano, os incentivos governamentais e a competência empresarial explicam os resultados expressivos”, afirmou Callado.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o crescimento está alinhado à estratégia de atração de investimentos e à redução histórica do desemprego no Estado.

“O Paraná continua em franca evolução, com uma economia cada vez mais dinâmica e com a menor taxa de desemprego da nossa história”, ressaltou.

Crescimento com impacto social

O secretário de Planejamento, Ulisses Maia, enfatizou que o avanço econômico vem acompanhado de ganhos sociais significativos.

“No Estado, não há dúvida quanto aos benefícios do crescimento, com a geração de emprego e renda aos paranaenses”, afirmou.

Para ele, a combinação entre gestão fiscal eficiente, investimentos públicos e forte participação do setor privado tem colocado o Paraná entre as economias mais dinâmicas do país.