reajuste
Lojas Americanas fecham novas lojas em Curitiba; saiba quais
Saiba tudo
Benefício começou a ser distribuído a 73 mulheres vítimas de violência doméstica.
O Governo do Paraná consolidou um importante avanço na rede de proteção feminina com o Programa Recomeço. Atualmente, 73 mulheres que precisaram abandonar seus lares devido ao risco de vida já recebem o Auxílio Social Mulher Paranaense.
A iniciativa, que está em fase piloto em 16 municípios, oferece o suporte financeiro necessário para que a vítima de violência doméstica possa reorganizar sua vida longe do agressor.
LEIA TAMBÉM
Instituído por lei, o Auxílio Social Mulher Paranaense é concedido por até 12 meses e é acompanhado por um atendimento especializado para garantir a segurança e a superação do trauma.
O apoio financeiro é calculado com base no salário-mínimo nacional de 2026, com valor Base de R$ 810,50 (equivalente a meio salário-mínimo).
Mulheres gestantes, lactantes, mulheres com filhos na primeira infância ou dependentes com deficiência recebem um adicional de 5%.
O fortalecimento dessas políticas públicas já reflete nos índices de criminalidade do estado. Segundo dados do Sistema Nacional de Segurança Pública, o Paraná registrou uma redução de 20% nos casos de feminicídio em 2025.
Além do suporte financeiro, o Programa Recomeço se integra a outras frentes de atuação:
Atualmente, o Auxílio Social Mulher Paranaense está disponível nos municípios que possuem CRAMs ativos.
Leia mais sobre economia no Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Boato esclarecido
reajuste
POR R$ 199.990
OPORTUNIDADE!