ALÍVIO NO BOLSO!

Bandeira tarifária verde em fevereiro: conta de luz fica mais barata

Aneel confirmou que não haverá custos adicionais na conta de luz em fevereiro. Chuvas ajudaram a recuperar reservatórios.

Leiturista da Copel imprimindo fatura de conta de luz
Foto: Arquivo/AEN

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a manutenção da bandeira tarifária verde para fevereiro de 2026. Com isso, não haverá cobrança de custos adicionais na conta de luz do consumidor.

A decisão foi possível graças às chuvas mais favoráveis registradas nos últimos 15 dias de janeiro. Houve recuperação dos níveis dos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

“Dessa forma, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras”, informou a Aneel em nota.

Bandeira tarifária: próxima definição sai no dia 27

A definição sobre a bandeira tarifária de março será divulgada pela Aneel no dia 27 de fevereiro.

LEIA TAMBÉM

A agência reavalia mensalmente as condições de operação do sistema de geração de energia, com base em previsões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Como funciona o sistema de bandeiras

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica no país. As cores indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar energia.

Quando a bandeira verde está em vigor, não há nenhum acréscimo na conta de luz. Já as bandeiras amarela e vermelha geram custos extras.