Economia
Armazém da Família tem frango e feijão em oferta: veja destaques
Mais churrasco
Exportações para os Estados Unidos caíram e, com a demanda interna fraca, preço da carne bovina e suína recua nos mercados
O consumidor brasileiro pode começar a sentir a carne mais barata nos açougues e supermercados do país. O motivo? A decisão do presidente dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre as exportações de carne bovina brasileira.
A medida está deixando o mercado de pecuária em alerta.
De acordo com pesquisadores do Cepea, o Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada, da USP, o anúncio das tarifas chegou em um momento em que as estão vendas fracas no mercado interno. Isso provocou um queda nos preços da carne e dos animais para abate.
Os negócios no setor estão lentos, e isso está pressionando os valores para baixo.
Veja os números:
O Cepea ainda revelou que empresas norte-americanas compraram volumes recordes em março e abril, com medo de uma possível alta nas tarifas — o que acabou se confirmando agora.
LEIA TAMBÉM
Também está mais barata, segundo os levantamentos. A demanda está fraca, e isso pressiona os preços tanto do animal vivo quanto da carne pronta. O motivo pode estar ligado ao período de férias escolares, quando o consumo costuma cair.
Para as próximas semanas, o temor é de nova queda nos preços, já que a segunda quinzena de julho costuma ter baixa procura no varejo. Por isso, a tendência é de carne mais barata, pelo menos por enquanto.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Mercado Imobiliário
Aniversário Hiperfarma
Abono salarial
Economia