aumento no consumo

Comércio do Paraná cresce quase o dobro da média nacional

Este é o segundo melhor desempenho do setor no período pós-pandemia

comércio paraná
Foto: Arnaldo Neto/AEN

O comércio varejista do Paraná encerrou 2025 com um crescimento consolidado de 2,8%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgados nesta sexta-feira (13) pelo IBGE.

Comércio do Paraná é destaque

O índice coloca o comércio do Paraná em uma posição de destaque, superando significativamente a média nacional de 1,6% no mesmo período.

LEIA TAMBÉM

Este é o segundo melhor desempenho do setor no período pós-pandemia, consolidando uma trajetória de recuperação e aquecimento do consumo interno.

Eletrodomésticos lideram aumento no Paraná

O grande motor desse avanço foi o setor de móveis e eletrodomésticos, que registrou uma alta expressiva de 10,7% no acumulado do ano. Quando analisado isoladamente, o segmento de eletrodomésticos impressiona com um crescimento de 15,3%.

Outras áreas também apresentaram fôlego, como artigos de uso pessoal e doméstico (5,5%), vestuário e calçados (4,7%) e o setor de hipermercados e supermercados (2,9%). O único recuo relevante foi observado no setor de combustíveis, que fechou o ano com queda de 2,1%.

Crescimento maior que o nacional

No recorte de dezembro, o varejo paranaense demonstrou ainda mais vigor, com alta de 5% em comparação ao mesmo mês de 2024, mais que o dobro do resultado do Brasil (2,3%).

No varejo ampliado, o destaque ficou para os materiais de construção, que cresceram 3,6% no ano, enquanto o cenário nacional registrou retração de 0,2%.

Além do volume de vendas, a receita bruta do comércio no estado subiu 7,8% em 2025, reforçando o impacto positivo do setor na arrecadação e no desenvolvimento do comércio do Paraná.

Leia mais sobre economia no Massa.com.br.