Comércio em alta

Dia dos Pais deve movimentar lojas e shoppings no Paraná

Pesquisa aponta que 47,9% dos paranaenses devem comprar presentes no Dia dos Pais, impulsionando o varejo em todo o estado.

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Foto: Freepik

A comemoração do Dia dos Pais promete movimentar o varejo em todo o Paraná. Segundo uma pesquisa da Fecomércio PR e do Sebrae/PR, 47,9% dos consumidores do estado pretendem comprar presentes para a data.

Comércio do Paraná espera alta nas vendas no Dia dos Pais

O resultado anima lojistas de diversos setores, especialmente os de vestuário, calçados e perfumaria.

A maior intenção de compra foi registrada entre os Curitibanos (50,7%), seguidos pelos moradores da região Central (49,4%) e Sul (48%). O menor índice aparece na região Oeste (44,7%), que, por outro lado, lidera o ticket médio, com R$ 174,98.

Entre os consumidores que planejam presentear no Dia dos Pais, as mulheres representam 55,3%, enquanto 41,2% dos homens pretendem comprar presentes.

A ausência ou perda do pai é o principal motivo entre os 39,2% que não devem participar da celebração neste ano. Outros 12,9% ainda não decidiram.

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Segundo o levantamento, os itens mais buscados para a data são:

  • Roupas e calçados – 62% das intenções
  • Perfumes e cosméticos – 11,6%
  • Comidas e bebidas – 4,7%
  • Máquinas e ferramentas – 3,5%

O valor médio que os consumidores pretendem gastar é de R$ 161,25. Os homens devem investir mais (R$ 171,65), em comparação com as mulheres (R$ 153,96).

Quando os paranaenses pretendem comprar

O movimento no comércio deve crescer na semana anterior ao Dia dos Pais, com 60,7% dos consumidores planejando comprar nesse período.

Outros 23,2% farão as compras entre 8 e 15 dias antes da data, enquanto 8,6% deixarão para o próprio dia. Apenas 7,5% já adquiriram o presente.

Critérios para escolher o presente do Dia dos Pais

Antes de definir o presente, 78,9% dos consumidores pesquisam preços na internet. Os principais fatores de decisão são:

  • Qualidade do produto – 20,7%
  • Custo-benefício – 19,3%
  • Preferência do presenteado – 18,4%
  • Atendimento – 14,6%
  • Preço baixo – apenas 8,5%

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