
Planejar para economizar
Desenvolvimento
Economia do Paraná cresce 6,9% de janeiro a maio de 2025, o dobro da média nacional. Indústria, comércio e agropecuária impulsionam o estado.
A Economia do Paraná foi a que mais cresceu nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados do Banco Central apontam um crescimento de 6,9, o dobro da média nacional, que foi de 3,4% no mesmo período de 2025.
Os números também mostram o dinamismo da economia paranaense. Todos os setores da economia paranaense apresentaram alta no relatório do Banco Central.
Além disso, 81,7% as cidades paranaenses apresentaram evolução, o que mostra que o desenvolvimento está espalhado por várias regiões do estado e não apenas nas grandes cidades
A indústria cresceu de 5,7% entre janeiro e maio, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal. É o segundo melhor resultado do Brasil, atrás apenas do Pará (9,6%).
O comércio varejista cresceu praticamente o triplo da média nacional entre janeiro e maio. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio mostram que o setor cresceu 3% no Paraná, enquanto no Brasil a alta foi 1,1%. Apenas no segmento de vendas de móveis e eletrodomésticos o aumento foi de 10,5%.
O turismo foi outro setor que apresentou ótimo desempenho no estado, com crescimento de 5,7%.
E na agropecuária, o Paraná manteve a liderança nacional na produção de aves no 1º trimestre (último dado divulgado), e é o segundo estado que mais produz grãos, com exportações que chegam a mais de 200 países e territórios.
Todo este desenvolvimento se reflete no mercado de trabalho. O Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos no Brasil entre janeiro e maio de 2025: foram 84.882 novos postos formais de trabalho.
O Índice de Atividade Econômica Regional é uma das ferramentas utilizadas para medir o ritmo da economia e antecipa tendências do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados do Paraná foram reunidos pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
O Banco Central avalia treze Estados todos os meses. Veja o ranking dos estados que mais cresceram no Brasil:
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Planejar para economizar
Dinheiro Extra
Atenção aposentados e pensionistas
Leão de bom humor