REAJUSTE!
Pedágio fica mais caro no Paraná e em Santa Catarina: veja valor
Energia
Relatório do ONS aponta que o retorno do Horário de Verão 2025 pode ser necessário para reduzir o pico de consumo de energia elétrica no Brasil.
O aumento no consumo de energia pode obrigar o Brasil a retomar o horário de verão. A avaliação está no Plano da Operação Energética (PEN 2025) lançado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
De acordo com o documento, o sistema elétrico brasileiro terá problemas para atender a demanda por potência de energia elétrica nos horários de pico, especialmente no fim do dia, nos próximos cinco anos.
Segundo o ONS, vai ser necessária a ativação de usinas térmicas flexíveis para atender a demanda no horário de pico. O relatório ainda sugere a adoção de medidas alternativas. Entre elas, o documento cita a possibilidade de retorno do horário de verão, suspenso desde 2019.
A adoção do horário de verão poderá ser recomendada, mas dependerá das projeções dos próximos meses.
LEIA TAMBÉM
O documento mostra que a geração de energia no país cresceu, puxada principalmente pelas fontes de energia intermitentes, como a eólica, solar e a MMGD (mini e microgeração distribuída solar.
Para o ONS, o cenário atual reforça a necessidade de preparar o sistema para o uso elevado de energia produzida por usinas termelétricas no segundo semestre, principalmente a partir de outubro deste ano. A mesma condição deve se manter pelos próximos anos.
Estas condições podem fazer com que o horário de verão, caso seja mesmo retomado, se mantenha por alguns anos.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Mal da Bets
REAJUSTE!
Finanças
JÁ CONFERIU SEUS BILHETES?