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O levantamento revela quais são as principais ideias para presente de Natal entre os consumidores paranaenses
A intenção de compra dos paranaenses para o Natal de 2025 aumentou em relação ao ano anterior. Segundo sondagem da Fecomércio/PR em parceria com o Sebrae/PR, 67,2% dos consumidores afirmam que pretendem comprar presentes neste fim de ano. Em 2024, o índice era de 63,5%.
Conforme a pesquisa, entre os entrevistados, 18,4% ainda estão indecisos e 14,4% não devem gastar. Além disso, as mulheres aparecem um pouco mais dispostas a comprar (68%) do que os homens (65,3%).
A maior parte dos consumidores paranaenses (70,8%) pretende presentear até cinco pessoas. Outros 23,1% planejam comprar itens para seis a dez pessoas, enquanto 6,1% devem presentear mais de dez.
O levantamento também revela quais são as principais ideias para presente de Natal entre os consumidores paranaenses. Os itens de vestuário permanecem no topo das intenções, com 61,1% das citações, apesar da queda em relação aos 68,5% registrados em 2024. Os brinquedos seguem estáveis, com 43,9%.
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A procura por calçados caiu para 18,8%, e perfumes e cosméticos recuaram de 23,2% para 16,7%. Lembrancinhas e artesanato se mantêm em 10,6%, enquanto os eletroeletrônicos caíram para 9,5%. Entre as mulheres, há maior interesse por brinquedos (47%) e artesanato (14,3%). Já os homens apresentam maior intenção de compra de eletrônicos (15,1%).
As compras parceladas devem predominar, representando 52,5% das operações, principalmente no cartão de crédito. Entre os pagamentos à vista (47,5%), o Pix é o mais utilizado, seguido de cartão de débito e dinheiro.
A internet será o principal canal de compra neste Natal, com 48,2% das escolhas, ligeiramente à frente do comércio de rua, que soma 47,1%. A compra online é mais frequente entre homens (51%) do que entre mulheres (45,5%). Os shoppings devem concentrar 31,3% do movimento.
O comércio de rua segue mais forte no Noroeste (62,9%), Oeste (62,4%) e Sul (62,1%). Na região Central, a internet lidera com 53%, tendência semelhante ao Leste (52,8%). Em Curitiba, os shoppings aparecem na frente, com 55,9% das menções, superando a internet (49%).
A maior parte dos entrevistados (39,9%) pretende fazer as compras na semana anterior ao Natal. Outros 29,6% planejam comprar de 8 a 15 dias antes, e 20,3% se organizam entre 16 dias e um mês antes da data. Além disso, 14,7% costumam antecipar as compras durante a Black Friday.
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