BENEFÍCIO
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de dezembro hoje; veja quem recebe
MUDANÇAS!
As mudanças devem entrar em vigor em 2026 e afetar cerca de 80% dos imóveis da cidade.
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Curitiba vai ficar mais caro em 2026. A Câmara Municipal aprovou, em primeiro turno, a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), base usada para calcular o imposto.
Segundo a Câmara Municipal de Curitiba (CMC), cerca de 80% dos imóveis da cidade terão apenas a correção da inflação pelo IPCA. Outros 135 mil continuam isentos.
A alta mais pesada deve recair sobre aproximadamente 61 mil imóveis, que serão impactados pela nova PGV.
Para evitar aumentos muito altos de uma vez, a prefeitura sugeriu o chamado “limitador do IPTU”, que coloca um teto para o reajuste. Com isso, imóveis de menor valor terão acréscimo limitado ao IPCA mais até R$ 290. Já imóveis de padrão mais alto poderão ter aumento de até 18% sobre o valor pago neste ano.
LEIA TAMBÉM
A proposta ainda precisa passar por segundo turno antes de ser enviada para sanção do prefeito. Se confirmada, as mudanças entram em vigor já no lançamento do IPTU de Curitiba em 2026.
Embora a Prefeitura de Curitiba ainda não tenha confirmado oficialmente, a expectativa é que os carnês do IPTU comecem a ser enviados no começo do ano. Em 2025, por exemplo, os documentos foram enviados em fevereiro.
Leia mais sobre economia no Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
REAJUSTE SALARIAL
Inovação e Negócios
BENEFÍCIO
CONFIRA OS PRAZOS!