Economia em alta
Abertura de empresas em Santa Catarina cresce 13% e bate recorde
Alívio no bolso
Mais de 50% da frota do Paraná está isenta.
O cenário tributário para os motoristas paranaenses em 2026 traz uma estatística surpreendente da isenção do IPVA no Paraná.
De acordo com a Secretaria da Fazenda (SEFA) e a Receita Estadual, 4,2 milhões de veículos não serão tributados em 2026, o que representa 50,7% da frota total do Estado.
LEIA TAMBÉM
A principal razão para a isenção do IPVA 2026 é o tempo de fabricação. Veículos com mais de 20 anos são automaticamente dispensados do pagamento.
Além da idade do veículo, as motocicletas de baixa cilindrada continuam sendo beneficiadas por medidas fiscais recentes, como a isenção do IPVA.
Motos, motonetas e ciclomotores de até 170 cilindradas permanecem isentos, grupo que soma cerca de 896 mil unidades no Paraná.
Outras categorias, como veículos para pessoas com deficiência (PcD), taxistas autônomos e ônibus movidos a gás natural ou biometano, também estão fora da lista de cobrança.
Para os proprietários que não se enquadram na isenção do IPVA, o calendário de pagamentos já está em vigor. O prazo para a quitação à vista para os veículos com final de placa 7 e 8 terminam nesta quarta-feira (14) e 9 e 0 nesta quinta-feira (15).
Quem optar pelo pagamento integral recebe um desconto de 6%. Vale lembrar que, em média, o imposto está 45,7% mais barato este ano devido à fixação da alíquota em 1,9% sobre o valor venal.
Há também casos de alíquota reduzida para 1%. Esse benefício é aplicado a caminhões, ônibus, veículos de carga e carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV).
Para garantir o desconto no caso do GNV, o proprietário deve realizar a conversão em oficinas credenciadas pelo Inmetro. Atualmente, cerca de 36 mil veículos leves já utilizam essa modalidade de combustível no Estado.
Para consultar a situação do seu veículo e emitir a guia de pagamento, acesse o portal oficial da Secretaria da Fazenda do Paraná ou o site da Receita Estadual. É necessário ter em mãos o número do Renavam e a placa do automóvel para verificar o valor exato e as datas de vencimento conforme o final da placa.
Leia mais sobre economia no Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Economia em alta
movimento
Impostos estaduais
conquista