Impostos estaduais
Tendência é melhorar
Expectativa é que o movimento continue em alta devido a agenda de shows do Verão Maior Paraná que começa na sexta-feira (26).
O setor hoteleiro do litoral paranaense começou 2026 a todo vapor. Isso porque, de acordo com um levantamento realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima), os hotéis da cidade chegaram a 100% de lotação durante a virada de ano.
Para o diretor da Acima, Jonas De Santi, a alta procura pelo município como destino para as festas de fim de ano é resultado das obras de melhoria realizadas na região, como a Orla de Matinhos e a Ponte de Guaratuba.
“Este começo de ano foi extremamente positivo para o comércio local. Por muitos anos, perdemos muitos turistas para Santa Catarina, mas agora vemos pessoas de outros estado e até de outros países, principalmente Argentina e Paraguai”, destaca De Santi.
Para além do setor hoteleiro, o levantamento da Acima aponta que o comércio no geral registra bons resultados: comparado ao início da temperada passada, este ano, o comércio de Matinhos protagoniza um aumento de 30% no movimento.
A expectativa é que o movimento permaneça em alta ao longo de janeiro e fevereiro, principalmente aos fins de semana, devido aos shows do Verão Maior Paraná. A partir de sexta-feira (9), Matinhos e Pontal do Paraná viram palco de grandes artistas nacionais e internacionais.
“Infelizmente, não tínhamos no passado uma boa infraestrutura para atender bem os turistas e veranistas. Com as obras, nossa realidade mudou completamente. Hoje, boa parte do comércio já não depende 100% da temporada. Temos vida na cidade ao longo do ano inteiro, embora o impacto na temporada ainda seja gigantesco”, afirma o diretor da Acima.
Os shows do Verão Maior Paraná vão acontecer durante cinco finais de semana seguidos, entre os dias 9 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026. Confira abaixo a lista completa:
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS