De olho nas falcatruas!

5 ‘regras de ouro’ para não cair em ciladas na Black Friday

Confira essas dicas para evitar golpes e fazer compras com segurança.

Novembro é o mês da tão aguardada Black Friday, e as ofertas ‘imperdíveis’ começam a pipocar aos montes tanto no ambiente físico quanto no digital.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado para não cair em ciladas, pois, como dizia o bom e velho ditado, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

LEIA TAMBÉM

5 dicas para evitar golpes na Black Friday

Confira a seguir 5 ‘regras de ouro’ para driblar golpes e fazer compras em segurança durante o período de Black Friday:

1. Desconfie de ofertas milagrosas

Parece algo básico, mas é preciso ter muito cuidado se o desconto estiver extremamente alto, pois ele pode esconder verdadeiras ciladas — como um produto de qualidade inferior ou até um site malicioso.

Compare o valor com o de outras lojas e sites para ter certeza de que não se trata de uma fraude.

LEIA TAMBÉM

2. Pesquise o histórico de preços

Lembra da frase “tudo pela metade do dobro”? Algumas lojas costumam aumentar o preço de um produto dias antes da Black Friday para reduzi-lo pela metade em seguida — e, assim, induzir o consumidor a pagar o valor habitual.

Sendo assim, monitore os preços prévios para não cair em roubadas. Dica extra: é possível usar ferramentas específicas para ficar de olho nessas alterações, como Zoom, Buscapé e Promobit.

3. Leia atentamente as descrições

Na Black Friday é comum que algumas ofertas ‘bombásticas’ venham acompanhadas de descrições incompletas e omissas, isto é, carecendo de detalhes fundamentais que podem comprometer a qualidade de um serviço ou produto.

Procure sempre ler atentamente a descrição do que você pretende adicionar no carrinho e veja se esses detalhes representam com clareza as características que você procura.

Para evitar ciladas na Black Friday, é recomendável ler atentamente a descrição de um produto antes de comprá-lo (Reprodução/Freepik)

4. Evite sites e lojas falsas

Com o sucesso anual da Black Friday, muitos golpistas criam sites e lojas falsas para arrancar dinheiro do povo na internet.

Para evitar esse tipo de fria, a dica é sempre comprar em comércios de confiança. E se você quiser aproveitar ofertas de um site não tão conhecido, pesquise sua reputação em buscadores ou em plataformas de avaliação antes de efetuar a compra.

5. Confira avaliações de outros usuários

As opiniões de outros usuários podem dizer muito sobre uma empresa. Antes de fechar negócio, leia comentários, verifique pontuações e avaliações em sites como o Reclame Aqui.

Essas checagens podem revelar detalhes que você não encontrará na descrição do produto.

Também vale observar fotos reais enviadas por usuários — elas ajudam a confirmar se o item do anúncio corresponde à realidade.

Leia mais sobre economia no Massa.com.br