NOVIDADE NA GRANDE CURITIBA!

Electrolux inaugura megafábrica que vai gerar 2 mil empregos

Nova fábrica foi inaugurada em São José dos Pinhais nesta sexta-feira com investimentos superiores aos R$ 700 milhões.

nova-fabrica-electrolux-empregos
Foto: Roberto Dziura/AEN

Foi inaugurada nesta sexta-feira (22) a nova fábrica da Electrolux, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A unidade recebeu investimentos de R$ 700 milhões e a promessa é de que a megafábrica vai gerar mais de 2 mil empregos.

Nova fábrica da Electrolux tem capacidade ampliada

A cerimônia de inauguração da nova fábrica da Electrolux contou com a presença do governador Ratinho Junior. O projeto teve apoio do programa Paraná Competitivo, do Governo do Estado.

Com o investimento feito pela multinacional sueca e pelos empregos gerados, o Estado ofereceu como contrapartida um regime de redução de carga tributária dos eletrodomésticos produzidos na unidade.

LEIA TAMBÉM

Durante a solenidade, o governador celebrou a escolha da empresa por uma cidade paranaense. “A Electrolux poderia escolher qualquer país do mundo para construir esta fábrica e decidiu se instalar no Paraná (…). A geração de emprego é o maior programa social que nós podemos fazer, porque gera renda, movimenta a economia e promove desenvolvimento para uma região”, disse Ratinho Junior.

Produção nacional de ventiladores e liquidificadores

Agora, a Electrolux inicia a primeira fase de seu projeto na nova fábrica, com a produção nacional de liquidificadores e ventiladores – antes, esses equipamentos eram importados pela companhia.

“Este é o maior investimento feito pela Electrolux na América Latina. O Brasil é o maior mercado do mundo para a empresa. Por isso, escolhemos uma localização estratégica, próxima ao Porto de Paranaguá e a um importante parque de fornecedores nossos, com acesso a mão de obra qualificada”, afirmou o CEO da Electrolux Group na América Latina, Leandro Jasiocha.

A expectativa é que, em até dois anos, novas expansões aconteçam e novos produtos sejam adicionados ao portfólio da unidade. A expectativa é que, após esse prazo, a fábrica terá capacidade de entregar mais de 5 milhões de produtos por ano.

inauguracao-electrolux-nova-fabrica
sao-jose-dos-pinhais-electrolux
electrolux-sao-jose-dos-pinhais
nova-fabrica-electrolux
electrolux-nova-fabrica

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, também celebrou a inauguração da unidade e destacou a importância da fábrica para o município. “Em sete ou oito anos, a tendência é de que a Electrolux seja responsável pela segunda maior arrecadação municipal, o que também colabora para o crescimento da cidade, como aconteceu quando as fábricas automotivas vieram para cá”, disse a prefeita.

Electrolux aposta na sustentabilidade em nova fábrica

A proposta da nova unidade da Electrolux em São José dos Pinhais é clara: ser 100% sustentável e alinhada à meta global de zerar as emissões de carbono até 2033.

Toda a energia elétrica usada na produção será obtida de fontes renováveis, segundo a companhia, e todos os veículos internos usados na operação serão 100% elétricos, como empilhadeiras e transpaleteiras. O objetivo é que nenhum resíduo seja levado para aterro sanitário.

A cozinha da nova fábrica atende cerca de 400 pessoas por refeição e também vai operar exclusivamente com aparelhos elétricos.

Outra novidade está no reaproveitamento de água, gerando economia de até 83% no uso da água potável em descargas e torneiras. Além disso, o projeto arquitetônico foi pensado para garantir luz natural em vários pontos da fábrica, reduzindo também a necessidade de luz artificial.