Alívio no bolso
Isenção do IPVA 2026: veja quais veículos não pagam o imposto no Paraná
Último dia!
Veículos com final de placa 9 e 0 podem garantir o desconto até esta quinta-feira (15).
Os proprietários de veículos com final de placa 9 e 0 têm até o final desta quinta-feira (15) para o pagamento da cota única do IPVA 2026 com desconto de 6%.
Esta também é a data limite para quem deseja aderir ao parcelamento em até cinco vezes sem juros, garantindo o cronograma oficial da Receita Estadual.
A edição deste ano traz um alívio financeiro significativo para os contribuintes. Com a alíquota fixada em 1,9%, o valor do imposto está, em média, 45,7% mais barato do que no ano anterior.
LEIA TAMBÉM
O governo estadual reforça que o não pagamento do IPVA 2026 dentro do prazo estipulado gera a perda imediata do desconto e a incidência de multas diárias de 0,33%, que podem chegar a 20% após um mês de atraso.
É importante lembrar que as guias de pagamento não são mais enviadas pelos Correios, como era feito antigamente.
O contribuinte deve gerar o boleto ou o QR Code para pagamento do IPVA via Pix diretamente no Portal do IPVA ou pelo aplicativo “Serviços Rápidos” da Receita Estadual.
O sistema permite o pagamento em mais de 800 instituições financeiras e canais digitais.
A Secretaria da Fazenda reitera o alerta contra fraudes na internet. Os motoristas devem ignorar links recebidos por mensagens e conferir se o endereço do site acessado termina obrigatoriamente em “.pr.gov.br”.
Sites que solicitam transferências para contas de pessoas físicas ou que não possuem a extensão oficial do governo são falsos.
Além da redução geral, permanecem vigentes as isenções para motocicletas de até 170 cilindradas e para veículos com mais de 20 anos de fabricação. Já os veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV), ônibus e caminhões possuem alíquota reduzida de 1%, desde que as adaptações estejam devidamente regularizadas junto ao Inmetro.
Para realizar o pagamento do IPVA 2026 ou consultar possíveis débitos, o proprietário deve acessar o site oficial da Fazenda do Paraná ou o Portal de Pagamento de Tributos.
Tenha em mãos o número do Renavam e a placa do veículo para gerar a guia de arrecadação ou o código Pix de forma segura.
Leia mais sobre economia no Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Mudanças
Alívio no bolso
Economia em alta
movimento