Economia

Paraná lidera crescimento do PIB em 2025

Impulsionado pela força da agropecuária, o PIB do Paraná cresceu 3,8% no 1º semestre de 2025, superando o resultado nacional.

parana-lidera-crescimento-pib-2025
Foto: Jonathan Campos/AEN

A força da agropecuária paranaense impulsionou o crescimento do estado no primeiro semestre de 2025. Com os bons resultados das safras de soja e milho, a produção rural do Paraná cresceu 13,56% nos primeiros seis meses do ano.

Este desempenho elevou o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná em 3,8% no período em comparação com o ano passado. Os números são do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Crescimento do PIB paranaense é maior que o nacional em 2025

O resultado é bem melhor que o registrado pela economia nacional, que cresceu 2,5% na primeira metade de 2025. 

Além da agropecuária, a indústria e os serviços cresceram 3,43% e 2,46%, respectivamente. Os números confirmam o relatório do Banco Central que apontou que a atividade econômica do Paraná foi a que mais cresceu no primeiro semestre do ano.

O PIB do Estado alcançou R$ 403 bilhões no acumulado do 1º semestre, o que corresponde a 6,51% do PIB Brasileiro.

LEIA TAMBÉM

Governador projeta crescimento ainda maior da economia do Paraná em 2026

“O Paraná é uma força econômica. Estamos muito animados com o desempenho de todos os segmentos, com os números do mercado de trabalho e com os novos investimentos que estão chegando”, avaliou o governador Ratinho Junior. “O Paraná tem infraestrutura, mão de obra qualificada e segurança jurídica para os investidores. Alcançamos o posto de quarta maior economia do Brasil e estamos trabalhando para dobrar o tamanho do PIB até o fim de 2026”.

Já no acumulado de quatro trimestres (o correspondente a um ano inteiro), a expansão da economia foi de 3,63%, também com destaque para os crescimentos da agropecuária (7,69%) e indústria (4,47%). No acumulado desse período o valor do PIB paranaense soma R$ 756,2 bilhões.

Para mais notícias sobre Economia, acesse o Massa.com.br