DESCONTOS
Paranaenses apostam em eletrônicos na Black Friday: veja itens mais procurados
Todo cuidado é pouco
Confira algumas dicas para identificar pegadinhas de preço e evitar golpes durante o período.
Convenhamos que pegadinha boa é só do Silvio Santos, pois quando a artimanha é de preço na Black Friday, não tem graça alguma.
Em novembro, muitas lojas e sites criam verdadeiras ‘armadilhas’ para arrancar dinheiro dos consumidores — e é bom estar preparado para identificar e evitar esses trambiques.
LEIA TAMBÉM
Veja a seguir algumas dicas para identificar pegadinhas de preço e não cair em golpes na Black Friday:
Antes de mais nada, você deve se perguntar: “eu realmente preciso fazer essa compra?”. É comum se sentir atraído por preços ‘imperdíveis’ na Black Friday, mas vale uma reflexão para saber se você realmente deve fazer determinada aquisição.
Compras impulsivas podem levar ao endividamento e prejudicar sua saúde financeira, além de comprometer o seu cartão de crédito e de outras fontes de pagamento.
Uma armadilha bem típica da Black Friday são os preços alterados dias antes do período de ofertas.
Algumas lojas elevam os valores de seus produtos para, posteriormente, reduzi-los a uma outra quantia — o que o povo chama de “tudo pela metade do dobro”.
Fique de olho nesse tipo de reajuste indevido e use plataformas específicas para acompanhar a flutuação dos preços, como Zoom e Buscapé.
O valor de um produto está baixo demais? A ‘pegadinha’ desse falso desconto pode estar escondida dentro do valor do frete. Comércios mal-intencionados podem elevar o preço da entrega para compensar o desconto, o que anularia a vantagem para o consumidor.
Antes de finalizar a compra, procure adicionar o valor do frete ao preço do produto. Assim você pode ter uma noção real da quantia que vai desembolsar.
Se possível, também escolha retirar a compra em uma loja física próxima à sua residência, para reduzir o custo ou até mesmo zerar a taxa de envio.

Nessa armadilha da Black Friday, cabe a frase “nem tudo que reluz é ouro”. Alguns anúncios podem destacar o valor com grandes descontos em seu produto principal.
No entanto, o montante pode ser válido somente para características específicas da compra, como a cor, o modelo ou o tamanho do produto.
LEIA TAMBÉM
A promoção também pode condicionar métodos de pagamento. Por exemplo, você ganha o desconto somente se pagar o produto no Pix e à vista.
Portanto, a regra de ouro aqui é ler todas as descrições atentamente e confirmar se as condições anunciadas em uma foto batem com a descrição, incluindo as entrelinhas.
Viu um desconto muito interessante na Black Friday? Então muita calma nessa hora, pois vale a pena comparar preços de outros estabelecimentos que estejam ofertando o mesmo produto.
Plataformas de comparação como Bondfaro, Pelando e Google Shopping permitem que você verifique valores de diferentes varejistas lado a lado para ter uma noção mais ampla do que realmente pode ser vantajoso.
Por fim, vale a pena também conferir se o desconto que você quer está além ou aquém do preço médio praticado. Dependendo do valor, pode não valer a pena fazer a compra.
Leia mais sobre economia no Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Economia
DESCONTOS
PAGAMENTO
Mudanças no benefício