CONSULTA LIBERADA!
Receita libera pagamento da malha fina do IR: veja como consultar
MUDANÇAS NO PIX!
A principal novidade é o aprimoramento do MED, que amplia as possibilidades de recuperação de valores em casos de fraudes, golpes ou coerção.
As novas regras do Pix voltadas a reforçar a segurança dos usuários entraram em vigor neste domingo (23). A principal novidade é o aprimoramento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que amplia as possibilidades de recuperação de valores em casos de fraudes, golpes ou coerção.
Antes, a devolução só podia ser feita a partir da conta usada originalmente pelo golpista, o que dificultava a recuperação do dinheiro, já que criminosos costumam transferir rapidamente os valores para outras contas.
Agora, o novo sistema permite rastrear o caminho do dinheiro e identificar outras contas envolvidas, possibilitando a devolução mesmo após a saída dos recursos da conta inicial. O prazo para conclusão da devolução continua sendo de até 11 dias após a contestação.
LEIA TAMBÉM
Segundo o Banco Central, o compartilhamento dessas informações entre as instituições financeiras deve aumentar a identificação de contas usadas em golpes, facilitar a recuperação dos valores e inibir novas fraudes. A funcionalidade ficará disponível de forma opcional até 2 de fevereiro de 2026, quando passará a ser obrigatória.
Outra regra do Pix já implantada, desde 1º de outubro, é a possibilidade de contestar uma transação de forma rápida pelo próprio aplicativo do banco, sem necessidade de contato com atendentes. Esse canal será usado pelo cliente para solicitar a devolução dos valores transferidos em casos de fraude.
O Banco Central afirma que o autoatendimento torna o processo mais ágil e aumenta as chances de o dinheiro ainda estar na conta do fraudador.
Leia mais sobre economia no Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
CONSULTA LIBERADA!
Economia
Tarifa de Energia
devendo