CONSULTA LIBERADA!

Receita libera consulta ao 4° lote da restituição do Imposto de Renda: veja

O lote também contempla restituições residuais anteriores.

restituicao-do-imposto-de-renda-quarto-lote
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira (22), a consulta ao quarto lote da restituição do Imposto de Renda. Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões.

O pagamento será feito em 29 de agosto e o lote também contempla restituições residuais anteriores.

Receita abre consulta ao quarto lote de restituição do IR

A maior parte do valor, informou o Fisco, irá para contribuintes sem prioridade no reembolso, que declararam perto do fim do prazo. As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

  • 1.454.509 contribuintes sem prioridade;
  • 312.915 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
  • 72.434 contribuintes de 60 a 79 anos;
  • 22.841 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 13.515 contribuintes acima de 80 anos;
  • 7.821 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

LEIA TAMBÉM

Os contribuintes que usaram dois procedimentos em conjunto, pré-preenchida e Pix, terão prioridade no recebimento da restituição do imposto de renda. No entanto, a maior parte já foi paga nos lotes anteriores.

Veja como consultar a restituição do Imposto de Renda

A consulta da restituição do Imposto de Renda deve ser feita pelo site da Receita Federal. O contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo da Receita Federal.

Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e consultar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, será possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes ou a liberação após a malha fina.

Se a restituição não for creditada na conta informada, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá reagendar o depósito por meio do Portal BB ou pela Central de Relacionamento. Após esse prazo, será necessário solicitar o valor pelo Portal e-CAC.

Para mais notícias de economia, acesse o Massa.com.br