RESTITUIÇÃO!

Restituição do Imposto de Renda: terceiro lote é pago hoje

Este é o maior da história em número de contribuintes e o segundo maior em valor.

restituição-do-Imposto-de-Renda
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O pagamento do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda começa nesta quinta-feira (31). Cerca de 7,2 milhões de contribuintes deverão ser beneficiados.

Este é o maior da história em número de contribuintes e o segundo maior em valor. O terceiro lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Terceiro lote da restituição do IR é pago nesta quinta-feira

Ao todo, 7.219.048 contribuintes receberão R$ 10 bilhões. A restituição do Imposto de Renda será distribuída da seguinte forma:

  • 6.316.894 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
  • 755.978 contribuintes sem prioridade;
  • 83.575 contribuintes de 60 a 79 anos;
  • 35.315 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 15.988 contribuintes acima de 80 anos;
  • 11.298 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

LEIA TAMBÉM

Embora não tenham prioridade garantida por lei, os contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix passaram a ter preferência no pagamento da restituição neste ano. 

Restituição do Imposto de Renda

A consulta foi liberada na última quinta-feira (24) e a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. O contribuinte precisa clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição.

O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.

Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

O que fazer se a restituição não for depositada?

Se a restituição não for depositada na conta informada, como em casos de conta desativada, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil. Nesse período, o contribuinte pode reagendar o crédito pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento.

Após um ano, se o valor não for resgatado, será necessário solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, em “Meu Imposto de Renda”, e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Para mais notícias da categoria economia, acesso o Massa.com.br.