CONTAGEM REGRESSIVA
Entenda por que a primeira parcela do décimo terceiro é mais alta
Assistência Social
Estado paga nova rodada do benefício emergencial a famílias atingidas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu.
Mais 241 famílias afetadas pelo tornado que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu receberam o auxílio emergencial de R$ 1 mil nesta segunda-feira (17).
O auxílio, criado pelo Governo do Paraná, tem o objetivo de apoiar os moradores afetados pelo tornado que devastou 90% de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado.
Com a nova liberação, são 823 beneficiários atendidos pelo programa, que garante parcelas mensais durante seis meses para famílias atingidas.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), o programa funciona em parceria com o Banco do Brasil, responsável pela transferência dos valores diretamente ao responsável familiar.
LEIA TAMBÉM
O pagamento segue critérios definidos por lei, como um beneficiário por família e renda de até três salários mínimos. A seleção é realizada a partir do cruzamento de dados do Cadastro Único e de outras bases estaduais, além de verificações para evitar duplicidades.
No primeiro pagamento, 582 famílias receberam o benefício entre 8 e 10 de novembro. Outras 241 famílias foram contempladas com o pagamento desta segunda-feira (17), após cadastro entre 11 e 14 de novembro.
Ao todo, 2.882 famílias já se cadastraram, mas o número final de beneficiados depende da análise de renda e validações técnicas.
O governo destaca que o auxílio é familiar, não individual, e deve apoiar a reconstrução das residências e a reposição de itens essenciais perdidos com a força do vento.
O Governo do Estado disponibilizou um site para consulta por CPF, permitindo que as famílias confirmem o direito ao benefício. O pagamento é realizado por meio da Poupança Social do Banco do Brasil, que permite:
Mesmo beneficiários com dívidas bancárias têm acesso garantido ao valor. O aplicativo do Banco do Brasil e o WhatsApp (4004-0001) auxiliam na verificação e ativação das contas.
Para quem já possui conta no banco, a Poupança Social é vinculada automaticamente. Já as contas abertas pelo governo ficam bloqueadas até a identificação do beneficiário e a criação de senhas pelo aplicativo.
Leia mais sobre economia no Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Mudanças no benefício
CONTAGEM REGRESSIVA
ECONOMIA PARANAENSE
AUXÍLIO EMERGENCIAL