Comércio Internacional

SBT News debate exportações das pequenas empresas

SBT News promove seminário “Os pequenos também exportam” para estimular micro e pequenas empresas a ampliar volume de exportações.

seminario-desafios-pequenas-empresas-exportacao
Foto: Divulgação.

O SBT News, plataforma de jornalismo digital do SBT, promoveu o seminário “Os pequenos também exportam”. O encontro aconteceu centro empresarial Brasil 21, em Brasília.

O objetivo era debater os passos necessários para que pequenos e médios empresários possam expandir a venda seus produtos para outros países.  O evento, promovido em parceria com a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a CNI (Confederação Nacional da Industria), discutiu a força e o potencial dos pequenos exportadores brasileiros.

Vice-presidente diz que pequenas empresas precisam participar das exportações

O encontro foi apresentado pela jornalista Simone Queiróz e contou com a participação de representantes da Apex Brasil, CNI e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

O encontro começou com a participação do vice-presidente da República e titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. Ele fez uma apresentação abrangente sobre a importância do comércio exterior para o país e as políticas de apoio aos pequenos exportadores.

Alckmin ressaltou que, apesar de o Brasil ter batido recorde de exportação, ela ainda é muito concentrada em produtos básicos, como petróleo bruto, minério de ferro e produtos agrícolas.

Ele enfatizou a necessidade de incluir as pequenas empresas no processo de exportação para que elas possam crescer, ganhar escala e avançar. Ele citou a Itália como um bom exemplo de país com forte participação de pequenas empresas nas exportações.

Programas incentivam pequenas empresas a exportar

O vice-presidente citou programas e capacitações que podem ajudar os pequenos empresários a conquistar outros mercados. Como o PX, da Apex Brasil, a vinda de compradores internacionais ao Brasil para adquirir produtos de pequenas empresas, e o Acredita Exportação, que concede rédito tributário automático de 3,1% do valor exportado para micro e pequenas empresas.

Por fim, Alckmin cumprimentou o SBT News pela iniciativa do evento e destacou a importância do Brasil como protagonista na segurança alimentar, energética e no combate às mudanças climáticas.

LEIA TAMBÉM

Painéis mostram casos de pequenas empresas que conquistaram outros mercados

Em seguida foram realizados dois painéis. O primeiro deles foi organizado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e teve como tema “Do Local ao Global: A Pequena Indústria na Exportação”.

Durante o debate, foram apresentadas algumas histórias inspiradoras de sucesso, como a da Sol Saboaria, Camaleão Colore da Panier Brasil, que superaram desafios para alcançar mercados internacionais.

O segundo Painel tratou do tema “Da Ideia ao Contêiner: A Jornada do Pequeno Exportador Brasileiro”. Com a participação de representantes da Apex Brasil, Caixa Econômica Federal e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o debate trouxe orientações focadas em três pilares: preparação, acesso a crédito e políticas públicas.

O seminário promovido pelo SBT News reafirmou a importância da desburocratização, dos acordos comerciais e da imagem positiva do Brasil no cenário global para impulsionar a participação dos pequenos negócios no comércio exterior.